No dia 20 de abril deste ano fez 24 anos da chacina estudantil no Columbine High School, em Columbine, no Colorado, Estados Unidos, ocasião em que dois estudantes mataram 12 alunos e um professor. Foi uma data onde muitas instituições escolares relembraram a tragédia e trouxeram, à memória, momentos de muita dor e tristeza.
Um dia antes, policiais militares da cidade de Mombuca/SP, subordinada ao 10º Batalhão de Piracicaba, fizeram uma palestra na escola municipal Argentina Francês, sobre violência nas escolas. Mas, no dia 22/4, no lugar de lembranças tristes, os PMS tiveram a idéia de pedir que os alunos levassem um sabonete ou uma pasta de dente, para doar ao próximo.
A intenção era fazer as pessoas saberem que todos eles queriam só coisas boas. Dois meses depois chegou o período de férias e, no retorno às aulas, os estudantes falaram para a professora que haviam arrecadado os produtos.
Na semana passada, o sargento Rodrigo, cabo Sueli Tavares e soldado Peres voltaram à escola e se surpreenderam com a arrecadação. Os alunos do 5º ano e 6º ano arrecadaram 252 sabonetes e 135 cremes dentais que já foram entregues ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município, representado pela assistente social Karina Scapulatempo Pandolpho.
Como recompensa, a cabo Tavares vai levar os alunos, no dia 14 deste mês, para uma visita na Base de Aviação Piracicaba, onde fica o helicóptero Águia. Para o sargento Rodrigo, que comanda a tropa em Mombuca, “na vida, o mais importante não é o que você tem, mas sim o que você doa. Compartilhar enriquece a alma”, destacou.
A cabo Tavares trabalhou durante alguns anos, em Piracicaba/SP, resolvendo conflitos em escolas e agora está na região de Mombuca. A Polícia Militar de Mombuca, que pertence à 2ª Companhia do 10º Batalhão, tem como comandante o capitão/PM Pansonato.