O sepultamento do guarda civil Municipal Emerson Herculano, ocorrido nesta tarde de terça-feira (2), no Cemitério Parque de Limeira (SP), foi marcado por forte comoção e despedida digna de quem deixa um legado, segundo os próprios colegas de trabalho, amigos e familiares.
O inspetor Herculano, segundo divulgado pelo Rápido No Ar, sofreu um gravíssimo acidente de moto no dia 13 de novembro, ocasião em que foi transportado por uma equipe do helicóptero Águia.
Ele foi levado para o hospital da Unicamp, em Campinas (SP), e faleceu nesta segunda-feira (1º).

A cerimônia de despedida contou com um louvor – ‘Gratidão’ -. de Felipe Rodrigues, com muitos aplausos e lágrimas. A tropa, em forma, ouviu as palavras do subcomandante Harley.
“Para nós da Guarda Civil de Limeira é um momento muito difícil, uma grande perda, pelo profissional que o Herculano sempre foi, pessoa honesta, dedicada, de um caráter ímpar. Sua sinceridade, acredito que marcou todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele. Para nós, enquanto instituição, é uma dor enorme, sem palavras para descrever. Quem teve a oportunidade de estar trabalhando em conjunto com o Herculano sabe o quanto era humano, profissional, e sempre que necessário se colocou firme colocando seu ponto de vista, sua opinião”, disse.
Harley se emocionou bastante quando falou sobre sua experiência profissional juntamente com o inspetor Herculano. “Eu tive o prazer de trabalhar com ele, de dividir diversas ocorrências, e o Herculano, no momento mais tenso, mais crítico, sempre chegava com uma palavra de amizade e orientação, para que pudéssemos resolver aquela situação da melhor forma. Era essa também a postura dele no seio familiar. Ele marcou não só a família, mas a Guarda Civil de Limeira. Quero pedir que Deus conforte o coração de todos”.
O GCM Batistel ressaltou que “o Herculano foi um exemplo de competência e honestidade, força, ensinou sem pedir reconhecimento, ajudou sem esperar retorno, acolheu sem fazer alarde. No seu trabalho, ele deixou um legado, na sua amizade deixou amor. Sei que este momento é duro, mas também sei que a história dele não termina aqui. Tudo o que ele plantou, com sorrisos que provocou, no conhecimento que compartilhou, nas mãos que segurou nos dias difíceis, continua vivo e continuará vivo em todos nós”.
À esposa do inspetor Herculano foram entregues o braçal, a boina e a bandeira da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal).
Aos amigos, familiares, e à Guarda Civil Municipal de Limeira, nossas sinceras condolências.
