Cordeirópolis (SP) agora possui uma nova plataforma para auxiliar na proteção de vítimas da violência doméstica. O chamado ‘SOS Cidadão’ é disponibilizado pela Guarda Civil, através do Centro de Monitoramento, e tem como objetivo auxiliar na proteção de pessoas com medidas protetivas, concedidas pelo Judiciário.
De acordo com o diretor da Guarda Civil, Leonardo Maximiliano, o aplicativo é simples e funciona em celulares com sistema Android. Para acessar, basta que a pessoa tenha pacote de dados (internet) em seu celular e instalar o aplicativo para que seja possível o acionamento do socorro.
“A pessoa com medida protetiva terá a oportunidade de ter essa importante ferramenta, pois no momento em que estiver em situação de perigo daquele(a) agressor(a), basta acionar “PEDIR AJUDA” através do aplicativo SOS Cidadão, e imediatamente soará um alarme na Sala de Operações do Centro de Monitoramento, que terá acesso à localização da pessoa em tempo real, e no mesmo instante a viatura da Guarda Civil será deslocada até seu encontro para averiguar a emergência”, explica o diretor.
“Importante dizer ainda que teremos acesso à localização da pessoa em tempo real através do seu celular apenas durante o atendimento da emergência, e esse acesso facilita a localização da pessoa em situação de perigo e ao mesmo tempo evita que ela precise falar ao telefone informando onde está e o que está acontecendo. Se no momento do atendimento da viatura da Guarda o(a) agressor(a) for flagrado(a) infringindo os termos da Medida Protetiva Judicial, essa pessoa receberá voz de prisão e será conduzida imediatamente para a Delegacia”, finaliza o Guarda Municipal.
O aplicativo SOS Cidadão da Guarda Civil é gratuito, disponibilizado apenas para os casos em que haja Medida Protetiva Judicial.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Guarda Civil: 3546-5838.