Ícone do site Rápido no Ar

Cordeirópolis irá inaugurar Central de Atendimento para Covid-19

Mais uma medida vem para reforçar o atendimento no combate ao novo coronavírus em Cordeirópolis (SP). Dessa vez, a Prefeitura Municipal irá inaugurar um ambulatório para atender exclusivamente pacientes com a Covid-19. Com uma estrutura equipada, novos leitos de UTI, aparelhos respiradores, salas de testagens e atendimento aos positivados, o local funcionará onde futuramente será instalada a nova sede da Secretaria de Saúde.

O prefeito, Adinan Ortolan, adianta que em 10 dias a Central de Atendimento a Covid-19 estará em funcionamento. O representante do Executivo comenta que o espaço foi totalmente reformado para abrigar o setor administrativo da pasta da Saúde e, agora, com o aumento de casos, foi necessário concentrar todos os esforços que a administração está fazendo em um só ambiente. “Nossa proposta é fazermos a junção do monitoramento, telemedicina, dos exames e atendimento às pessoas que estão positivas, por isso implementamos este novo local. A ideia é não deixar que a saúde da pessoa se complique ao ponto de ela ter que ficar internada em Limeira, nosso hospital de referência aqui na região”, disse o prefeito.
Your browser does not support the video tag.https://static.rapidonoar.com.br/dvs/rickpisos.mp4
Outro ponto forte das ações implantadas pela gestão, são os atendimentos por telefone, assim explica a secretária de Saúde, Jordana Cassetário. Além desta médica, que liga todos os dias para os pacientes, a Saúde está adotando um novo protocolo de exames, ou seja, a pessoa recebe a visita de uma enfermeira, que vai colher sangue e urina para fazer uma bateria de exames. “Quando identificarmos que os exames estão alterados, antes de apresentar os sintomas, a pessoa já vai ser medicada, diminuindo assim, o risco de ser internada ou de precisar de um respirador. Com isso, concentrando as várias ações descentralizadas em um mesmo local, podemos agilizar o atendimento e coordenar as ações que estão sendo realizadas nas unidades de saúde. É uma questão de eficiência no trabalho”, destaca a secretária.

Cordeirópolis já testou cerca de 14% da população

ADVERTISEMENT

Segundo dados da Secretaria de Saúde, o município está fazendo em média 40 a 50 testes por dia, além de pessoas que estão recebendo orientações. No pico da contaminação do vírus, entre os dias 06 a 10 de julho, o município chegou a testar 80 pessoas em 24 horas. Até esta quinta-feira (16), foram realizados 3.257 testes da covid-19, sendo 572 casos confirmados e 07 óbitos.

Sair da versão mobile