Ícone do site Rápido no Ar

Cordeirópolis fecha comércio a partir de quinta-feira

A Prefeitura de Cordeirópolis (SP) anunciou hoje (23) que a cidade vai fechar o comércio a partir de quinta-feira. Conforme anunciado pelo Rápido no Ar, havia essa expectativa diante da preocupação com a alta ocupação de leitos destinados aos pacientes com coronavírus.

O prefeito José Adinan Ortolan informou que a situação chega a ser desesperadora. “Dentro de alguns dias, provavelmente a gente não vai ter para onde mandar as pessoas com situação mais complicada por causa do coronavírus”, explicou. Cordeirópolis tem 209 pessoas com Covid-19.

O prefeito disse também que o número de contaminados aumenta exponencialmente e, em consenso com outras cidades da região, a decisão foi em voltar à fase 1, ou seja, à fase vermelha. “É necessário dar um passo para trás. Até dia 5 de julho, o comércio não essencial volta a fechar”, disse.

Ortolan também vai aumentar a fiscalização e determinou a mudança, inclusive, na escala de trabalho da Guarda Civil Municipal, que passa a ser de 12h por 12, ao invés de 12h por 36h. “Determino que a Vigilância Sanitária trabalhe em esquema de plantão 24 horas por dia, de domingo a domingo, e atribuo o poder de cassar alvarás de comércios que não sigam a determinação”, disse.

Juntamente com o prefeito de Santa Gertrudes e Rio Claro, Ortolan se reunirá com empresários do setor de cerâmicas, na quinta-feira, para tratar sobre conscientização dos funcionários por conta de eventos particulares que estão ocorrendo. “Vamos fechar todos os órgãos públicos municipais, com exceção dos essenciais, como Saúde e Segurança, por dez dias a partir de quinta-feira. Os servidores serão orientados pelos secretários como irão trabalhar em suas residências. Isso só não basta. É um caminho anterior para a probabilidade de um lockdown. Não é uma decisão única de Cordeirópolis, pois as cidades são muito próximas e são necessárias ações coletivas. É o momento de pensar na vida. A situação é extremamente grave”, pontuou.

teste
Sair da versão mobile