Trabalhadores interessados em adquirir moradia própria tem uma nova opção em Limeira (SP). Uma cooperativa vai dar a oportunidade a famílias que tenham condição de adquirir um imóvel, mas que ainda não encontraram a oportunidade perfeita. Um evento será realizado no próximo dia 2 de novembro, às 9h, no Estádio Pradão, onde as condições serão discutidas entre os cooperados.
O presidente da Cooperativa Habitacional Limeira (CHL), Welton Lima, ressalta que todo o trabalho realizado pela CHL tem sido amparado por profissionais de reputação comprovada, com experiência na área de gestão e com todas as condições de exercer tecnicamente seus cargos. “Queremos tranquilizar a população: esta equipe está trabalhando para fazer uma limpeza no sistema de cooperativas em Limeira”, disse Lima.
Hoje a CHL já conta com 300 cooperados e a meta é chegar em 2.500 pessoas participando do sistema, que tem como foco trabalhadores formais ou informais, com real condição de adquirir um imóvel, mas que ainda não tenham casa própria. A cooperativa não conta com subsídio do Governo Federal ou Municipal.
No evento do próximo dia 2, feriado em todo o Brasil, será discutida a aprovação de áreas que podem ser adquiridas nos chamados projetos A, B e C, que irá considerar a faixa de renda que cada trabalhador se encaixa.
“Somos a primeira cooperativa do Brasil a ter um Portal da Transparência, além de um aplicativo, onde o cooperado poderá acompanhar toda a movimentação financeira do investimento destaca Lima. O consultor geral contratado pela CHL é o ex-secretário de Segurança Pública de Limeira, Francisco Alves.
A CHL já esteve, inclusive, em contato com a Fundação Procon, para obter orientação de realizar todos os trâmites dentro da legalidade e no direito do consumidor. Também já foram prestadas informações à Comissão de Obras da Câmara de Limeira e às Secretarias Municipais de Habitação e Obras.
A cooperativa tem como prática entregar ao cooperado imóveis a preço de custo, já que não tem fins lucrativos. Dessa maneira, segundo o presidente da CHL, o imóvel ao final tem um custo em média 40% menor que o convencional.
O grupo está projetando trabalhar com uma entrada em 12 pagamentos de R$ 1.000 e em seguida parcelas de em média R$ 750. Mas tudo ainda será discutido entre os cooperados no mutirão a ser realizado no Pradão.
COMO PARTICIPAR
Os interessados devem comparecer no dia 2 de novembro, às 9h, no Estádio do Pradão, com cópia do CPF, RG e comprovante de residência. Será feita a pesquisa de renda, mas não haverá consulta a SPC/Serasa. O critério mais relevante é não ter casa própria, do contrário, não será aceito.
O telefone para mais informações é o 3443-7391 (WhatsApp).