O consumo de água em Limeira bateu recorde em março. Trata-se do maior consumo registrado para o mês desde 2012. Foram, em média, mais de 69 milhões de litros de água distribuídos por dia, totalizando 2.142.995 bilhões de litros ao longo do mês. A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade, aponta que passada a crise hídrica de 2014 o consumo vem aumentando mês a mês na cidade.
A concessionária desenvolveu uma campanha que convida os moradores ao consumo consciente. Chamada de “aquele 1 minuto que faz toda a diferença”, ela mostra que pequenas atitudes individuais têm um enorme efeito coletivo. Um exemplo: reduzir em um minuto o tempo no banho não é um grande sacrifício; mas se cada morador de Limeira fizer isso, o volume de água economizado em um único dia seria suficiente para abastecer a cidade interna por um mês.
“Limeira é considerada modelo quando o assunto é saneamento básico e tem uma condição privilegiada no abastecimento de água. O consumo consciente, porém, é algo que independe da disponibilidade hídrica”, destaca Rodrigo Leitão, gerente de Operações da concessionária.
Além da relação direta com a preservação dos recursos hídricos o consumo consciente também evita surpresas para o bolso. A alta no consumo, em alguns casos, implica na mudança de faixas e, consequentemente, contas mais caras. Um família que sempre consumiu o mínimo, ou seja, até 10 m³, paga R$40,60, na tarifa residencial. Se consumir mais do que este volume, a conta passa para a próxima faixa de consumo (de 11 m³ a 15m³), que vai de R$ 46,20 a R$68,60, também na tarifa residencial. Por isso é tão importante ficar alerta em relação ao desperdício.
O consumo inteligente está em linha com a preocupação da concessionária em relação ao índice de perdas de água – volume que é perdido em decorrência, entre outras coisas, de vazamentos e problemas nas redes de distribuição. Em Limeira, o menor do Brasil, esse número é de 17%. A média nacional de perdas é de aproximadamente 40% e, em algumas cidades do Brasil, esse número chega a 70%. O indicador atual de 17% é decorrente de investimentos anuais em troca de redes antigas, controle de pressão, pesquisa de vazamentos e substituição de hidrômetros e foi fator determinante para que Limeira passasse pela crise hídrica de 2014 sem a necessidade de racionamento, o que ocorreu na maioria das cidades da região.
A campanha da BRK realizada recentemente foi uma forma de despertar a atenção novamente para o assunto, fazendo com que as pessoas voltem a refletir sobre seus hábitos de consumo. Para os próximos meses a concessionária vai intensificar as ações buscando mais uma vez estimular a população a refletir sobre seus hábitos de consumo.