Ícone do site Rápido no Ar

Construção do Sesc em Limeira deve ser concluído em 2025

O diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos Miranda, anunciou nesta sexta-feira (14) que a unidade do Sesc em Limeira (SP) deve ser entregue à comunidade até fevereiro de 2025. O projeto final e o cronograma foram apresentados em uma coletiva de imprensa. O temor da diretoria do Sesc é o corte de verbas que já atinge a instituição por conta da crise pandêmica.

 Segundo Miranda, todos os projetos complementares ao arquitetônico, apresentado em maio de 2018, já estão contratados ou em fase final. A conclusão deve acontecer em setembro, assim como a elaboração de um orçamento base. “Até o início de 2021 haverá uma licitação para seguir o trâmite”, explicou. Ao final do processo licitatório, com a emissão do alvará de construção pela Prefeitura de Limeira, a construção poderá ser iniciada.

Em dezembro de 2012 o Sesc anunciou que sua unidade em Limeira deveria ser finalizada dentro de 6 a 7 anos, o que teria acontecido entre 2018 e 2019. Novos prazos voltaram a ser anunciados e atual preocupação do diretor regional é com a possibilidade de mudanças na arrecadação do Sesc.

Apesar de otimista com o anúncio para 2025, Miranda afirma temer corte de verbas que tem ocorrido a instituições como o Sesc. “Temos a esperança de que cortes efetivos não vão acontecer fora do contexto da pandemia. Isso é muito ameaçador às ações que realizamos”, alertou. Segundo o diretor, mudanças na arrecadação comprometeriam o andamento da implantação da unidade.

 

O PROJETO
A unidade será construída em uma área doada pela Prefeitura de Limeira em 2010 próximo ao Conjunto Residencial Olindo de Luca, às margens da Via Luiz Varga. De acordo com o diretor regional do Sesc, ações em parceria com a Esalq, de Piracicaba (SP), e a Unesp de Rio Claro (SP) já estão em estudo para garantir a preservação ambiental do entorno onde o prédio será instalado.

O Sesc Limeira terá mais de 20 mil metros quadrados de área construída e contará com um teatro de dupla audiência, com plateias interna (no formato auditório) e externa (em arquibancadas), espaços de convivência, comedoria, serviços de odontologia, biblioteca, atividades culturais e esportivas, com quadras e piscinas, salas de atividades físicas, espaço de brincar e praça livre de convivência.

“Esse projeto em Limeira é bem superior a muitos outros projetos que temos, o prédio será instalado ao lado de uma reserva ambiental, algo muito importante e que ganhou uma dimensão muito especial para nós”, destacou Miranda.

teste
Sair da versão mobile