Ícone do site Rápido no Ar

Confira as dicas do treinamento inteligente para melhorar o desempenho e correr melhor no asfalto

Treinos convencionais de corrida são muito bem-vindos, mas para atingir um desempenho desejado é preciso trabalhar várias capacidades físicas, principalmente para ganhar força e evitar lesões. Dessa maneira, o treinamento funcional é uma ótima opção para quem não gosta ou não tem tempo para academias convencionais.

A coach do Treinamento Inteligente, Vanessa Menache, preparou uma sequência de exercícios que vão ajudar na evolução dos treinos de 5km e 10km. Confira: 1º Exercício – Passada lateral alternada com Mini Band Objetivo: fortalecimento de glúteo médio e estabilização de quadril.Envolva uma mini band ao redor dos tornozelos. Fique em pé. Dê um passo com o seu pé direito para a direita, retorne e, em seguida, faça o mesmo com o esquerdo.

É preciso sentir que o elástico proporciona resistência em cada passo. Faça 3 séries de 15 passos para cada lado. 2º Exercício – Flexão Nórdica

Objetivo: fortalecimento de isquiotibiais (musculatura posterior da coxa) com ênfase na fase excêntrica.Peça a um parceiro que segure os tornozelos com a ponta dos pés apoiadas no solo enquanto estabiliza a região do core. Incline o corpo a frente o mais lentamente possível em direção ao chão e quando não suportar mais apoie as mãos no chão.

Seu corpo deve estar alinhado e com musculatura posterior contraída durante a descida Evite flexionar sua coluna. Quando chegar ao chão, você pode usar as mãos para se empurrar de volta até a posição inicial. Realize 3 séries de 10 repetições. 3º Exercício – Agachamento com pé de trás na Fit Ball.

Objetivo: estabilidade de membros inferiores e mobilidade de quadril.Inicie em pé com o pé de trás apoiado na fit ball, realize a extensão do quadril da perna de trás enquanto agacha com a perna da frente, retorne aproximando a fit ball e ficando em pé novamente. Movimente os braços como na ação da corrida. Mantenha sempre o olhar para frente. Contraia o abdômen. Realize 3 séries de 15 repetições para cada lado. 4º Exercício – Subida com propulsão na caixa.Objetivo: potência de membros inferiores.

Fique em pé e mantenha os pés afastados à largura dos ombros, a uma distância adequada da caixa. Suba na caixa rápido, impulsionando o corpo para cima com o pé direito elevando o joelho esquerdo até altura do quadril, realize a descida de forma lenta e controlada. Realize 3 séries de 10 repetições para cada lado. Se sentir que está fácil ou muito pesado para você, converse com um profissional de educação física para fazer as adaptações.

teste
Sair da versão mobile