Foi realizada uma reunião nesta sexta-feira (30) entre a concessionária BRK, responsável pelo serviço de água e esgoto de Limeira, e uma comissão de clientes, representando mais de mil pessoas que registram queixas de supostos valores abusivos na conta de água. O vereador Marcelo Rossi (PSD) intermediou o encontro.
Diante do pedido do parlamentar e das reclamações levadas pessoalmente pela população, o gerente administrativo e financeiro da empresa, Bruno Luz, anunciou um plantão de atendimento aos sábados nos dias 8 e 22, das 8h às 17h. O objetivo é avaliar individualmente cada caso. “Esse foi um dos compromissos assumidos, além de melhorar a forma de comunicação entre a empresa e a população”, declara.
No encontro, os usuários esclareceram dúvidas sobre a medição do consumo, o cálculo dos valores e os procedimentos para solicitar revisão dos preços. Para o Vereador, o resultado foi positivo. Ele reforçou que embora não tenha poder legal para sanar este tipo de programa, tem o dever de buscar uma alternativa para a população que o procurou. “Fui cobrado em redes sociais e por isso agendei esse encontro. Parabenizo os munícipes que se mobilizaram e agradeço à empresa pelo empenho em tentar resolver”.
A mobilização foi encabeçada por Naiara Silva, que fez um post em rede social sobre a disparidade de valores nas contas nos últimos meses. Mais de 1,5 mil pessoas comentaram e citaram problemas semelhantes, inclusive enviando reclamação e cópias das contas para o Rápido no Ar.
Entre diversos exemplos que chamaram a atenção, o mais expressivo foi uma variação de R$ 119 pra R$ 1.197. Neste exemplo, um cliente relatou que chegou a contratar o serviço de um encanador para provar que não havia vazamento e ainda assim não tinha conseguido sanar o problema anteriormente, lhe restando a opção de parcela em oito vezes.