Nesta segunda-feira (30), o coletivo teatral limeirense “Sarcástica Companhia”, lança sua mais nova montagem teatral, produzida durante o período de pandemia. A produção “Um Artista da Fome: uma peça radiofônica”, é inspirada nas antigas novelas radiofônicas da Era do Rádio, do século XX. O espetáculo baseado na obra de Franz Kafka é dirigido por Daniel Martins.
Com a pandemia, a companhia buscou se reinventar e precisou enfrentar o desafio de transformar um espetáculo teatral, que é visual por natureza, inteiramente em sons. Segundo Martins, a produção é uma releitura de uma peça que compõe o repertório da Cia, “Em 2016 estreamos ‘Um Artista da Fome’, a partir de nossas leituras de Kafka. Rodamos com este trabalho pelo país, participamos de festivais e chegamos a nos apresentar na Itália e na Grécia. Revisitar esse trabalho, de certa forma, é render homenagem a um momento importante de nossa trajetória”.
De acordo com o diretor, a peça radiofônica não é uma reprise, mas sim um outro espetáculo, outra dramaturgia que está “permeada de referências às rainhas do rádio e à Era de Ouro da nossa música”. Na peça original, também dirigida por Martins, o conto de Franz Kafka sobre um jejuador profissional (antigo artista circense que voluntariamente passava dias sem comer) era convertido para o drama do artista contemporâneo, sempre em conflito com a apatia e o imediatismo que caracterizam o consumo da arte na sociedade atual.
“O texto de Kafka é o grito inaudito de uma arte cada vez mais desinteressante e descartável, porque cada vez mais produto, distanciada e estraçalhada pela nossa sociedade. Uma sociedade ávida pelo consumo e pela novidade. A grande pergunta que fica é: qual é o peso da arte nas nossas vidas?”, revela Martins.
O elenco de “Um Artista da Fome: uma peça radiofônica” é composto por Ana Lídia Durante, Daniel Martins, Giovanna Clara, Jéssica Souza, Jhonatan Xavier, Monique Acsa e Yohana Bass. A peça radiofônica que tem 40 minutos de duração e classificação livre, estreia em 30 de novembro, às 20h, no canal da Mutante Rádio e segue em exibição até o dia 10 de dezembro de 2020 no www.mutanteradio.com e no canal “Sarcástica Companhia”, no Youtube.
O projeto é uma realização da Prefeitura Municipal de Limeira, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, através da Lei Aldir Blanc nº14.017/2020, com apoio da Mutante Rádio, Intervenção Urbana e do Teatro Escola Daniel Martins.