O adubo líquido orgânico é uma ótima alternativa para deixar a plantação bonita, forte e saudável sem precisar utilizar fertilizantes químicos.
O que é adubo orgânico?
O adubo orgânico é derivado de matéria de origem vegetal ou animal. São exemplos: a borra de café, casca de ovos, restos de madeira, folhas, cascas e talos de legumes, frutas e verduras, exceto as frutas cítricas, restos de peixes e muitos outros.
Além de enriquecer o solo, o adubo orgânico ajuda na reutilização de resíduos sólidos que geralmente vão para o lixo e acabam se infiltrando no solo e poluindo os lençóis freáticos. É uma maneira sustentável e econômica de manter a horta bonita sempre pronta para receber novas plantas.
O tipo de adubo orgânico mais conhecido é o sólido, mas o adubo líquido também é uma ótima opção para fortificar a horta ou o pomar. Saiba mais sobre ele a seguir.
Como fazer um adubo orgânico líquido?
O adubo orgânico líquido é um tipo de adubo que pode ser utilizado na horta de casa sem precisar gastar nada. Veja a seguir como é fácil prepará-lo.
O primeiro passo é guardar todos os restos de alimentos que forem utilizados na casa. Faça isso durante uma semana. Guarde cascas de frutas, legumes e verduras que iriam para o lixo. Passe tudo em um processador e armazene em um balde com tampa.
Acrescente também algumas folhas verdes de plantas variadas. Uma dica é usar as folhas de urtiga, apenas tomando o cuidado de usar luvas na hora de colhê-las. Cubra essa mistura com água livre de cloro como a água da chuva. Agora é só manter o recipiente fechado, longe do sol e da chuva, por até 15 dias.
Após esse tempo, abra a tampa com cuidado, coe a mistura e reserve o líquido em garrafas plásticas descartáveis. Use o produto para borrifar na terra.
Como aplicar adubo orgânico na horta?
A aplicação do adubo orgânico líquido é tão simples quanto a sua produção. Acrescente água em uma proporção de 1 para 10. Ou seja, para cada 1 litro de adubo líquido, use 10 litros de água e assim por diante.
Use o líquido sobre o solo onde se encontram as plantas, evitando respingos sobre as folhas e flores. Faça a aplicação no comecinho da manhã ou no final da tarde que é quando o solo está mais frio e causa menos impacto nas plantas.
Repita a aplicação 1 a 2 vezes por mês. Observe o crescimento das plantas e faça as adaptações que julgar necessárias. Não é indicado usar esse adubo em árvores recém-plantadas ou que estejam em solo bem nutrido.
O adubo orgânico líquido deve ser utilizado em locais carentes de nutrientes cujas plantas tenham o crescimento retardado por essa falta.
O adubo orgânico líquido é uma alternativa eficiente, barata e fácil de nutrir o solo que vai receber a plantação. Além disso, é sustentável e contribui para a preservação do meio ambiente, pois reduz a produção de lixo.