Ícone do site Rápido no Ar

Como evitar fraudes em compras virtuais no Dia das Mães; confira dicas

Foto: Andrea Piacquadio/ Pexels

O Dia das Mães está chegando e as lojas, tanto físicas quanto virtuais, já estão ficando bem movimentadas. Muitas pessoas já estão correndo atrás do presente ideal para a data, mas, em contraponto, muitos sites de comércio eletrônico também estão prontos para aplicar golpes ou fraudarem o pedido.Para evitar que isso aconteça, é necessário filtrar e analisar diversos quesitos com atenção antes de efetuar o pagamento.

Confira abaixo algumas dicas para se atentar a isto neste Dia das Mães:

PUBLICIDADE

FALSOS DESCONTOS

É muito fácil sentir vontade de comprar aquele presente especial por um precinho que cabe no bolso, mas nem sempre haverá lucro no final das contas. Para evitar cair no golpe do desconto, é preciso visitar vários sites e comparar preços, tendo em mente a média de valor deste produto desejado.
Acompanhar estes sites por alguns dias e observar a possível queda gradual do preço também é muito importante, já que o produto poderia antes estar mais caro e ter entrado em um “mega desconto” pelo seu preço normal. Planejar a compra com antecedência é o ideal para não cair em golpes.

ANALISE O SITE

Coisas que parecem ser pequenas como a ortografia, layouts e as avaliações dos clientes, também podem ser fatores consideráveis para indicar que um site está prestes a fraudar seu pedido.
É importante que, antes de finalizar a compra no carrinho, o cliente avalie se os nomes do produto estão corretos, se clicou no produto certo e também saber a opinião de quem já comprou ali antes nos comentários.
Aqui, indicações de amigos são super válidas.

PESQUISE OS DADOS COMERCIAIS DO SITE

Sempre procure pelos dados comerciais da empresa de interesse, até porque, é obrigatório fornecer dados como endereço, CNPJ, telefone e razão social, de preferência logo na página inicial.
Caso não consiga encontrar estes dados em lugar nenhum, desconfie da idoneidade do negócio, pois informações de contatos são cruciais.

FIQUE ATENTO ÀS POLÍTICAS DA EMPRESA

Caso haja algum problema na compra e você precise devolver ou até mesmo cancelar, é bom que o site seja adepto das medidas de segurança básicas. O cliente não deve ter problemas ao solicitar a devolução ou troca do produto e para isso, a política da empresa deve funcionar bem e respeitar seus consumidores. Se assegure disso com informações fornecidas pelo próprio site na aba de perguntas frequentes ou informações dadas na hora do fechamento da compra.

CERTIFICAÇÃO DIGITAL

Lojas preocupadas com a segurança dos clientes, buscam obter selos de segurança e certificações digitais que visam a proteção dos dados.
Para saber se o site possui este quesito, procure por esta informação que geralemtne também aparece logo de cara (na primeira página). É um fator importante também que o site seja iniciado com “https” e não “http”.

Sair da versão mobile