Ícone do site Rápido no Ar

Como aprender inglês sem passar anos estudando

Uma das preocupações de quem vai começar a aprender inglês é o tempo necessário para a aquisição do idioma. Você precisa aprender inglês sem passar anos estudando? Nesse artigo vamos passar 5 dicas preciosas para não cair nessa armadilha e começar a trabalhar na sua fluência.

1) Não deixe para depois
Não adie a decisão de começar a estudar inglês. Não dependa de fatores como amigos, faculdade, trabalho. No cenário em que estamos vivendo sempre vamos precisar lidar com prazos apertados e imprevistos. Saiba como lidar com essas situações sem deixar de lado o seu crescimento pessoal, que nesse caso é a fluência!

2) Organize seus objetivos de forma clara e prática
Tenha objetivos a longo e curto prazo. Escreva o principal motivo de você querer falar inglês – seja passar em um processo seletivo, ou se tornar independente nas suas viagens, etc. Pense em uma meta, um prazo para você atingir esse objetivo – em quanto tempo você quer estar apto a participar dos processos, por exemplo. 1 ano? Escreva isso junto ao seu objetivo.

Para organizar as metas a curto prazo, você precisa pensar no passo a passo para alcançar seu objetivo. O que você deve ser capaz de fazer no final de cada mês, ou semana a semana? Se apresentar, falar das suas experiências, fazer perguntas, contar dos seus planos futuros, etc. Dessa forma você terá mais clareza e foco no processo do seu aprendizado.

3) Organize seus estudos e estude todos os dias
Escolha um tipo de exercício para cada dia da semana: sites de exercícios, vídeos, leitura, músicas. Tudo em inglês! Procure estar em contato com o que você achar relevante para atingir suas metas. Algumas sugestões de exercícios: escreva um mini resumo dos vídeos e textos que você encontrar, treine sua pronúncia com músicas, observe onde estão suas principais dificuldades e trabalhe para superá-las. Separe um momento do seu dia e crie o habito de estudar diariamente.

4) Revise o que você já estudou
Separe um dos dias da semana para revisar conteúdos que você já aprendeu. A aquisição do idioma é como construir uma casa: você não pode ignorar uma parede que construiu. Veja se a estrutura das suas frases está correta, se a pronúncia está adequada. Tente achar outras formas de falar a mesma frase. Esse é um ótimo exercício para detectar se você apenas decorou certas frases, ou se realmente entendeu como usar o idioma naquele tipo de situação.

5) Saia da zona de conforto
Essa é a dica mais importante e onde a maioria dos alunos tem problemas: vencer a vergonha. Ter vergonha é natural, principalmente entre adultos. O que não podemos é deixar que isso atrapalhe nossas carreiras ou a nossa independência em viagens. Aprenda a lidar com as suas travas, seja com a ajuda de um profissional psicólogo, ou fazendo aulas de teatro, ou até mesmo descobrindo por você como vencer sua vergonha. É importante que você perceba que cometer erros e esquecer palavras é normal, e nem por isso você deve desistir de uma conversa. Entre em fóruns online, tente começar a conversar com pessoas de outras nacionalidades por apps, ou pratique com amigos que também falam inglês. Tudo é válido para praticar!

Você procura um curso que trabalhe junto com você esses 5 pontos? Converse com a gente aqui na Blue Pine Inglês Especializado. Vamos conversar sobre seus objetivos, montar um desenho de curso para você e começar e trabalhar na sua fluência o quanto antes, sem passar 3, 4, 6 anos estudando inglês.

Blue Pine Inglês Especializado
www.bluepine.com.br
Faça um teste de nível: www.bluepine.com.br/teste-de-nivel
WhatsApp: 19 98431-2180

teste
Sair da versão mobile