Ícone do site Rápido no Ar

Comitê de Aleitamento reforça importância da doação de leite humano

Nesta quarta-feira (19) comemora-se o Dia Mundial da Doação de Leite Humano e o Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, que é vinculado à Secretaria de Saúde de Limeira, destaca a importância da data. Cada pote de leite humano pode ajudar até 10 recém-nascidos, ressalta a médica neonatologista da Santa Casa e coordenadora do Comitê, Soraia Drago Menconi.

A doação de leite materno, conforme a médica, é de vital importância às crianças prematuras, de baixo peso, que estão internadas em hospitais e não podem ser alimentadas diretamente no seio da mãe. “Com o leite materno, o bebê se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegido de infecções, diarreias e alergias”, diz.

O serviço especializado de atenção materno-infantil do município é o Banco de Leite Humano (BLH) da Santa Casa, que fica na Avenida Antonio Ometto, 675, na Vila Cláudia, e funciona das 8h às 17h. Informações sobre os procedimentos para coleta de leite materno podem ser obtidas pelo telefone 3446-6100 ramal 6336 ou via WhatsApp 99778-4241.

A psicóloga e coordenadora do Banco de Leite, Adriana Bayeux da Silva, que também integra o Comitê, esclarece que toda mulher que estiver amamentando pode doar leite materno. Basta ser saudável e não fazer uso de medicamentos que interfiram na amamentação.
Com os cuidados necessários, ela afirma que é possível manter a rotina de doação, mesmo durante a pandemia de coronavírus. Ela alerta, porém, que as mães devem doar o leite apenas se estiverem saudáveis.

Em caso de sintomas de gripe ou se a mulher morar com alguém que apresente esses sintomas, a doação deverá ser suspensa nesse período. Ainda em razão da pandemia, Adriana informa que as mães devem agendar a doação ao Banco de Leite, para evitar aglomeração.

teste
Sair da versão mobile