A comissão criada pelo prefeito de Limeira, Mario Botion, no início desta semana para o acompanhamento do contrato de concessão dos serviços de saneamento do munícipio se reuniu pela primeira vez já na quarta-feira (13) para discutir o assunto.
Foram convocados dirigentes da BRK Ambiental e da Elektro. Botion participou do encontro e solicitou medidas com urgência da parte da BRK para buscar solução e relação à falta de abastecimento de água – problema verificado com frequência no ano passado.
Durante o encontro, o prefeito cobrou investimentos da BRK para resolver a questão. “A concessionária precisa dar uma resposta com mais rapidez e adotar ações que minimizem a falta de água”, observou.
A comissão estudará ao longo do trabalho a viabilidade de retomar para o município a fiscalização direta dos serviços de saneamento e, principalmente, acionar a concessionária quando se constatar violação ao contrato. De certa forma, isso já é feito – o município informa a agência reguladora Ares/PCJ sobre as ocorrências. A instância competente para aplicar multas é a Ares/PCJ.
Duas novas reuniões já foram agendadas para fevereiro, uma na primeira e outra na segunda quinzena, quando a concessionária deverá apresentar medidas concretas para equacionar o problema.