Ícone do site Rápido no Ar

Comissão de Saúde aborda impacto da nova variante da covid-19 no atendimento em Limeira

Foto: Veloz Rápido no Ar

A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo da Câmara de Limeira realizou uma reunião nesta quinta-feira (8) com o secretário Municipal de Saúde, Vitor Santos, e o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, para tratar do impacto da nova variante da covid-19 no atendimento dos munícipes e o avanço da vacinação em Limeira(SP).

Ao começar o diálogo com os parlamentares, o secretário Vitor Santos listou os principais desafios no combate à nova variante da covid-19, denominada de P1. “Essa variante traz um momento muito difícil para nós, por três motivos: pela velocidade mais alta de contaminação, pelo agravamento precoce dos processos inflamatórios dos pacientes atendidos e por acometer pessoas jovens com manifestações agudas dos sintomas tromboembólicos”, descreveu.

PUBLICIDADE

O secretário citou a nova variante como causa do atual cenário de aumento das internações, de óbitos e de casos da doença registrados. E aproveitou para alertar que a população deve procurar as unidades de saúde logo que surgirem os primeiros sintomas. “Se antes as manifestações mais graves da doença ocorriam no oitavo ou nono dia, agora começamos a observar já no terceiro ou quarto dia. Então, isso reforça a necessidade de que as pessoas não devem esperar em casa: se apresentou algum sintoma, procure imediatamente o serviço assistencial. ”

Estrutura

Em relação à adequação da rede de atendimento à nova fase da pandemia, Vitor Santos falou sobre a ampliação dos leitos e a retomada do Ambulatório Referência de Combate ao Coronavírus (ARC). “Avançamos na estrutura para suportar a velocidade da contaminação e o agravamento da doença. Hoje temos 17 leitos de suporte ventilatório, 45 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e mais 48 leitos clínicos na URC, além dos hospitais da cidade que estão também extremamente ocupados”, informou.

Outros quatro novos leitos de UTI devem ser ativados nos próximos dias e o responsável pela pasta da Saúde esclareceu que a dificuldade para o aumento no número de vagas se deve ao “material humano”, como a contratação de mais profissionais da saúde capacitados para o atendimento em UTI, por exemplo.

“Estamos trabalhando com todo o empenho possível para que não falte atendimento, assistência, respirador ou para evitar que seja necessário transferir pacientes para outras cidades”, assegurou.

Vacinação

A Comissão de Saúde também questionou sobre o avanço da execução dos planos nacional e estadual de vacinação contra covid-19. O diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, disponibilizou os números: foram 49.645 doses de vacina recebidas em 13 lotes, dos quais três foram de AstraZeneca/Oxford e o restante de Coronavac. Desse total, a primeira dose foi aplicada em 32.642 pessoas e a segunda em 9.881. Ele explicou que há um volume em reserva para aplicação da segunda dose.

Outra informação fornecida é que além dos profissionais da linha de frente no atendimento de saúde e dos idosos, está em andamento o processo de imunização de trabalhadores da força de segurança. São policiais civis, militares e técnicos-científicos, agentes penitenciários, bombeiros e guardas civis que começaram a ser vacinados dentro do programa estadual. Em Limeira, 1.800 doses de AstraZeneca estão destinadas a esse público.

A vice-presidente da Comissão, Lu Bogo, aproveitou o debate para solicitar à secretaria a implementação de uma rampa de acesso na Policlínica e, também, de um drive-thru para a vacinação no local. A vereadora destacou problemas de acessibilidade relatados por munícipes. Em resposta, o secretário Vitor Santos se comprometeu a avaliar e atender à demanda e enalteceu o apoio do Legislativo no diálogo acerca de temas do serviço de saúde.

A reunião realizada por videoconferência contou com a presença do presidente da Câmara, Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), das vereadoras Terezinha da Santa Casa (PL) e Mariana Calsa (PL), além dos vereadores Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), Dr. Júlio (DEM) e Jorge de Freitas (PSD). O encontro foi deliberado pelos membros do colegiado: Everton Ferreira (PSD), presidente da Comissão; Lu Bogo (PL), vice-presidente; e Marco Xavier (Cidadania), secretário.

Sair da versão mobile