Ícone do site Rápido no Ar

Comissão de Obras debate com secretários asfalto no Rubi e na Estrada da Balsa em Limeira

Imagem: Divulgação / Câmara de Limeira

A situação do asfalto do Residencial Rubi foi tema de reunião entre vereadores da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara e representantes da Prefeitura, nesta quinta-feira (7). Estiveram presentes os vereadores Helder do Táxi (MDB), Ceará (Republicanos) e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), além dos secretários municipais Daniel de Campos (Assuntos Jurídicos) e Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos) e do diretor de Manutenção, Tikara Okawada.

O local foi alvo de fiscalização do colegiado no dia 28 de junho, quando encontraram em pelo menos três vias trechos deteriorados, com pedregulhos e buracos, além de desníveis e trincamentos.

Sobre o condomínio, Guidi esclareceu que o programa foi feito por meio da Caixa Econômica Federal e que a empresa responsável alegou que o asfalto foi feito de acordo com o projeto aprovado. Ele apontou que o problema do local está relacionado à hierarquização funcional das vias, de acordo com o tipo de tráfego.

Campos, por sua vez, disse que foi constatado que o asfalto e os reparos não se sustentam e que há um problema de qualidade no trabalho. “Já foram feitos reparos, mas o asfalto não está em condições de suportar o tráfego de veículos. Entendemos também que existem falhas técnicas”, falou. Ele informou ainda que as medidas jurídicas estão sendo estudadas.

O vereador Waguinho registrou o risco de acidente no local, com possível morte de moradores, devido à situação precária da via.

Por fim, o colegiado deliberou enviar ofício à Prefeitura solicitando cópia de laudo a ser elaborado pelo Executivo acerca das condições do asfalto do Residencial Rubi, conforme detalhado pelo secretário de Obras na reunião.

Estrada da Balsa

A Comissão também contou com a participação dos moradores da região da chamada Estrada da Balsa (LIM-159, LIM-156 e LIM-378), um complexo de vias na área rural que interliga os municípios de Limeira, Americana e Santa Bárbara D’Oeste. Eles reivindicaram celeridade no processo de asfaltamento da estrada vicinal.

O deputado Murilo Félix (Podemos) participou da reunião de forma remota e se pronunciou. Segundo ele, o prazo para fazer os projetos básico e executivo e assinar o convênio já venceu. “Pra mim, no meu entendimento, perdeu o prazo mesmo”, afirmou aos munícipes e parlamentares.

Já o secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi, disse que o prazo é até o final do mês de julho. “Nós vamos cumprir e o[asfaltamento] vai ser licitado ainda esse ano. Estamos fazendo mais do que é possível”, garantiu.

Diante da contradição das informações do deputado e do secretário, a munícipe Ivânia Hebling Martins afirmou que a comunidade espera a conclusão da obra. “Apesar de não ter uma formalização, estamos 100% apostando na sua palavra”, declarou a moradora ao representante da Prefeitura.

A pavimentação está incluída no programa Novas Vicinais do Governo do Estado.

Diligência

Em relação à diligência realizada pela Comissão no Residencial Rubi, no dia 28 de junho, e à ausência de um representante da Secretaria, o diretor de Manutenção, Tikara Okawada, justificou a ausência por causa de um problema de comunicação interno na pasta. Disse ainda que não foi um desrespeito ao Legislativo e aos munícipes, mas um evento isolado.

A Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo é composta pelos vereadores Helder do Táxi (MDB), presidente; Ceará (Republicanos), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), secretário; e é responsável por fiscalizar obras e serviços públicos realizados ou prestados pelo município, bem como os planos habitacionais elaborados ou executados pelo poder público. Transportes coletivos e individuais, frete e carga, utilização das vias urbanas e estradas municipais, e sua respectiva sinalização, também são responsabilidades do colegiado.

teste
Sair da versão mobile