Comerciantes do ramo de fogos de artifícios lamentam que na próxima segunda-feira (14) um Projeto de Lei que proíbe a “queima, soltura e manuseio de fogos de artifícios pirotécnicos de alto impacto sonoro, tecnicamente classificados como ‘fogos de tiro’” será votado na Câmara Municipal de Limeira (SP).
Segundo eles, se a medida for aprovada pelos vereadores, pode prejudicar o comércio do setor. “Ainda não existem fogos sem estampido, se esse projeto for aprovado tirará do nosso comércio 60% do movimento anual. Já tivemos um ano difícil por conta da Covid, sem eventos (e nós vivemos dos eventos). Isso vai nos prejudicar, se passar esse projeto, as lojas (de fogos) em Limeira deixarão de existir”, afirma Geraldo Silveira, proprietário de uma loja de fogos de artifício.
Outros comerciantes já mostraram indignação pela iniciativa. No entanto, o vereador Estevão Nogueira (PSC) disse que o assunto já estaria em pauta entre os vereadores desde o início do ano, por ser uma reivindicação popular. “No início deste ano alguns vereadores me procuraram perguntando se eu não iria reapresentar o projeto”, comentou. Em 2017, o vereador chegou a apresentar projeto semelhante, mas não passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.
JUSTIFICATIVA
Conforme divulgado pelo Rápido no Ar e citado pelo vereador Estevão, a justificativa do projeto se dá principalmente pelo estado de saúde de pessoas com doenças, autismo, idosos, acamados, bebês e animais.
Em uma enquete divulgada em nosso Instagram, até o momento da publicação dessa matéria, a opinião dos internautas que responderam à pergunta indica que 73% são à favor do projeto enquanto apenas 27% seriam contra. Para participar da enquete acesse os stories do Instagram do @rapidonoar.
O Rápido no Ar entrou em contato com a Alpa (Associação Limeirense de Proteção a Animais), mas a associação não se pronunciou sobre o assunto.
O Projeto de Lei nº 155/2020, vai a votação na próxima segunda-feira (14) durante a 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Limeira. A sessão pode ser acompanhada pelo site do Legislativo (limeira.sp.leg.br).