Ícone do site Rápido no Ar

Combustível ‘batizado’: confira os problemas que seu carro pode apresentar após o abastecimento

Erik McLean/ Pexels

Com o preço da gasolina subindo cada vez mais, os motoristas procuram a todo custo uma opção mais acessível para abastecerem, mas acabam nem sempre saindo no lucro com isso.

De acordo com a Polícia Civil de São Paulo, os inquéritos a prática da gasolina adulterada aumentaram em 66% durante 2021. Segundo o mentor de Energia a Combustão da SAE Brasil, Everton Lopes, as fraudes mais comuns estão: acrescentar solvente ao combustível ou elevar o teor do etanol, que pode até ser “misturado” com água.

Após o abastecimento, o carro pode apresentar alguns problemas já de imediato e outros que demoram um pouco para serem notados, portanto, é importante ficar atento aos sinais.

Confira abaixo alguns dos problemas que o combustível “batizado” pode acarretar ao seu veículo:

1 – Luz alerta do motor

Se notar que esta luz de alerta com o desenho de um motor acendeu, já preste muita atenção, pois ela pode indicar que há alguma anomalia no sistema de injeção eletrônica, possível e consequentemente causada pelo combustível batizado. Mesmo não sendo esta a única causa para a luz acender, já é um alerta prévio de que algo não está certo com a gasolina ou etanol utilizados no abastecimento.

2 – Aumento no consumo

Se a quantidade de quilômetros rodados por litro for diminuída repentinamente, a culpa pode ser do tipo duvidoso de combustível presente no tanque. A gasolina adulterada faz com que o motorista tenha que abastecer mais vezes, rendendo pouco e aumentando os gastos.

3 – Redução na potência

A perda na performance original do veículo alarma para a presença do combustível adulterado e pode ser identificada quando há necessidade de apertar o pé no acelerador para atingir uma velocidade regular.

4 – Óleo contaminado

Se o óleo estiver aparentemente contaminado, a causa também pode ser o combustível alterado, desta vez indicando a presença de gasolina com solventes ou etanol com água demais.

5 – Ruídos não habituais

Se aquele barulho chato e diferente vindo do capô começa a te incomodar durante a viagem, saiba que isso pode ter relação direta ao abastecimento com combustíveis batizados e não apenas com a natureza do veículo.

6 – Aumento da fumaça produzida pelo veículo

Quando o automóvel começar a apresentar uma quantidade consideravelmente maior de fumaça, já desconfie da presença do combustível de qualidade questionável. Na maioria das vezes, isto pode ser notado pela cor escura da fumaça.

7 – “Engasgadas” do motor

O fato de o veículo começar a dar sinais de vai “morrer”, com pequenas “engasgadas” constantes, é um indício de que algo não está certo com o combustível.

Portanto, sempre lembre-se de consultar a nota fiscal no posto, para poder comprovar a possível comercialização do combustível “batizado” e realizar uma denúncia ao ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

teste
Sair da versão mobile