O Comando de Policiamento do Interior Nove – CPI-9, com sede em Piracicaba (SP), está realizando, nesta quinta-feira (20), a primeira Operação Matricial de Força Tática regional.
A operação, que teve início às 14h, e cujo efetivo foi reunido na praça José Bonifácio, na área central de Piracicaba, reuniu equipes de Força Tática de todos os Batalhões subordinados ao CPI-9: Piracicaba (10º), Rio Claro(37º), Limeira (36º), Sumaré (48º), São João da Boa Vista (24º) e Americana (19º). Os seis, juntos, atendem a 52 municípios.

De acordo com o atual comandante do CPI-9, coronel/PM Sabino, o qual assumiu a unidade há 10 dias, também foram reunidas equipes da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas), que é, de acordo com ele, uma ferramenta importante para a ostensividade, para a capilaridade do policiamento, para poder efetuar as fiscalizações de trânsito e também criminais, e policiais do 10º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia).
Durante seu comando, de acordo com ele, a intenção é realizar essas operações em outros municípios e repetí-la em Piracicaba, pelo menos, uma vez por mês. “Temos também o nosso BAEP que vai trabalhar de forma mais intensa e atuar com mais ênfase nas cidades com maiores índices criminais”, acrescentou.
O comandante do 10º Batalhão de Piracicaba, tenente-coronel/PM Henrique, reforçou que o objetivo principal da operação é a saturação das áreas mais sensíveis, que foram levantadas pelo sistema de Inteligência da Polícia Militar.
“É uma operação, com tropas especiais, para fazer um mais embate mais onstensivo”, completou. A operação tem previsão de término por volta da meia-noite. A operação também teve apoio do helicóptero Águia e o comando dos Táticos ficou sob responsabilidade do capitão/PM Johnny.