A Secretaria de Saúde de Limeira reforçou as ações de combate à dengue no último sábado (24), com um mutirão que percorreu cinco bairros da cidade. Durante a ação, realizada pela Divisão de Controle de Zoonoses, 2.711 imóveis foram vistoriados nos bairros Cecap I e II (Conjunto Residencial Victor D’Andrea), Parque Novo Mundo, Jardim Gustavo Piccinini e Vila Santa Lúcia.
Na mobilização, os agentes de saúde identificaram 14 criadouros do mosquito Aedes aegypti, sendo que 11 continham água acumulada — local propício para a reprodução do transmissor da dengue. Apesar disso, nenhum dos focos apresentou larvas no momento da vistoria, segundo a secretaria.
As ações fazem parte da resposta do município ao crescimento expressivo de casos da doença. Desde o início de 2025, Limeira já contabiliza 1.847 casos confirmados de dengue. Além disso, há 14.339 notificações em análise, aguardando resultado de exame laboratorial. A cidade também registra 15 óbitos em investigação relacionados à doença.
Ações seguem nos próximos dias
Com o avanço da epidemia, a Prefeitura tem intensificado não apenas os mutirões de visitas a imóveis, mas também as ações de nebulização veicular com inseticida, iniciadas nesta semana em bairros da região do Cecap. A aplicação ocorre sempre no fim da tarde, com orientações específicas aos moradores para garantir a eficácia e segurança do procedimento.
A Secretaria de Saúde reforça o pedido para que a população continue colaborando com a eliminação de criadouros em casa, já que 80% a 90% dos focos de dengue são encontrados em domicílios.

