Após enfrentar um parto extremamente prematuro, no início do 7º mês de gestação, a pequena Alice teve um comprometimento motor que afetou sua capacidade de se movimentar. Hoje, aos 4 anos, a menina precisa de um andador adaptado para aprender a andar e dar seus primeiros passos sozinha. O equipamento custa R$ 16 mil e a família está realizando uma campanha para arrecadar o valor. (Saiba mais no final da matéria.)
De acordo com a mãe, Lucivania Suselei Alves de Sousa, após 2 meses na UTI neonatal, onde a bebê deu entrada com apenas 950 gramas, Alice teve alta e foi considerada um milagre, já que após o nascimento não sabiam se ela não sobreviveria.
Porém, um coágulo no cérebro foi identificado e deixou sequelas. Alice foi diagnosticada com paralisia cerebral grau 5, que afetou toda a parte motora dela. “A paralisia não afetou em sua parte cognitiva, visual, de fala… Mas a parte motora foi totalmente comprometida”, conta a mãe.
A menina tem passado desde o primeiro ano de vida por uma série de tratamentos e terapias, entre eles com fonoaudióloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo e equoterapia, tudo para garantir sua qualidade de vida.
Há quatro meses ela passou por uma cirurgia para melhorar a condição de movimentação muscular, possibilitando que ela pudesse sentar e dar alguns passos. Para a família foi algo inesperado, mas ela logo começou a trocar alguns passos apoiada por equipamento próprio para o tratamento.
“Nas terapias ela tem o andador, mas para conseguir evoluir, precisa continuar o tratamento em casa, com equipamentos próprios. Ela precisa de um andador próprio para continuar se desenvolvendo e aprendendo a andar”, diz a mãe.
COMO AJUDAR?
Para arrecadar o valor necessários para comprar o andador (R$ 16 mil), a família criou uma vaquinha. Outro meio possível é por meio do PIX 19989809026. O link para ajudar é o https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-para-alice-lucivania-suselei-alves-de-sousa