A Prefeitura de Cordeirópolis (SP) decretou situação de emergência por 180 dias na última sexta-feira (18), após detectar baixos níveis em seus reservatórios de abastecimento de água.
Segundo a administração, existe risco iminente de colapso no sistema de abastecimento de água no munícipio, o que pode privar a comunidade de condições mínimas de atendimento às necessidades básicas.
Para tentar sanar o problema, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) iniciou a captação de água em outra represa na manhã desta terça-feira (22).
A cidade possui três reservatórios, Mirante, Santa Marina e Ibicaba, e de acordo com o presidente do Saae, Joaquim Dutra, todos estão operando abaixo de 45% da capacidade. Sendo o principal deles em 20% de sua capacidade.
“O decreto abre possibilidade para dar prioridade para os locais que mais precisam, como abastecer as escolas, postos de saúde”, explica, Dutra.
A orientação do Saae e também da Prefeitura é que os moradores economizem o máximo possível de água, evitando desperdícios.
Com o decreto, o Saae passa a ter autorização para reduzir o abastecimento em locais que utilizam água para irrigação de hortas e lavouras, além de reduzir o uso de água residencial, comercial e industrial.