Pressionado após derrota por 2 a 0 no jogo de ida das quartas de final em Quito, o São Paulo decide sua sorte na Taça Libertadores da América contra a LDU, hoje às 19h, no Morumbis.
Com o resultado construído em casa, a LDU pode até perder por um gol de diferença que se classifica. O Tricolor precisa, no mínimo, vencer por dois gols para levar a decisão para os pênaltis.
Só uma vitória por três ou mais gols de diferença dá a vaga ao time de Hernán Crespo nos 90 minutos.
O último clube brasileiro a reverter uma desvantagem desse tamanho em mata-mata de Libertadores foi o histórico Flamengo de Jorge Jesus, em 2019, quando perdeu para o também equatoriano Emelec por 2 a 0 na ida, venceu pelo mesmo placar no Maracanã com dois gols de Gabigol e avançou rumo ao bicampeonato da América nos pênaltis.
Com Morumbis lotado, o Tricolor conta com a força da torcida para se impor, reverter a desvantagem da ida e manter vivo o sonho do tetracampeonato, que seria inédito no futebol brasileiro. A última vez que o clube chegou à semifinal da Libertadores foi em 2016.
Campeã da competição em 2008, sob comando de Edgardo Bauza (ex-São Paulo), a LDU não conseguiu chegar aos quatro melhores desde então, mas venceu a Sul-Americana duas vezes, em 2009 e 2023.
Na conquista mais recente, os equatorianos treinados por Luis Zubeldía eliminaram o Tricolor na capital paulista nas penalidades.
Vivendo expectativa de contar com Lucas e Oscar, mas ainda com limitações, possivelmente apenas no segundo tempo, o time tem desfalques certos como Calleri, André Silva, Ryan Francisco e Luiz Gustavo.
O técnico Hernán Crespo está confiante de que o São Paulo vai às semifinais da Libertadores. “A gente vai ganhar. A gente vai passar de fase”, disse o argentino em suas últimas palavras na coletiva após a derrota por 1 a 0 para o Santos, em clássico disputado domingo, na Vila Belmiro.
Na LDU, o treinador brasileiro Tiago Nunes não terá à disposição Cabeza, que se machucou na ida em Quito minutos após sair do banco. A vaga no ataque é disputada por Estrada, autor do segundo gol na primeira partida, e Medina.
A LDU jogou no fim de semana pelo seu campeonato nacional. Na terceira colocação do Equatoriano, a 15 pontos de distância do líder Independiente del Valle, a LDU perdeu por 4 a 2 para a Universidad Catolica de Quito, quarta colocada, e viu a briga pelo título ficar ainda mais distante.
São Paulo x LDU
São Paulo – Rafael; Ferraresi, Arboleda e Alan Franco; Maílton (Cédric), Marcos Antônio, Bobadilla (Pablo Maia), Rodriguinho e Enzo Díaz; Ferreira (Rigoni) e Luciano. Técnico – Hernán Crespo.
LDU – Valle; Allala, Adé e Quiñonez; Quintero, Cornejo, Gruezo e Bryan Ramirez; Villamil, Medina (Estrada) e Alzugaray. Técnico – Tiago Nunes.
Árbitro – Alexis Herrera (VEN)
Local – Morumbis, às 19h.

