Ícone do site Rápido no Ar

Com mais quatro radares desativados, Limeira já soma seis radares fora de uso; Câmara quer ouvir secretário

Foto: Rápido no Ar

A Comissão de Obras da Câmara Municipal de Limeira (SP) informou na tarde de quinta-feira (23) que recebeu a informação de que mais quatro radares estão indisponíveis. Dessa maneira, haveria um total de seis aparelhos sem funcionar na cidade. Dois deles foram reprovados em medição do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas), conforme já divulgado pelos vereadores em agosto.

Segundo a Comissão, um novo ofício foi enviado aos vereadores pela Secretaria de Mobilidade Urbana, datado de 9 de setembro, no qual apresenta que seis radares não estão funcionando na cidade e nem aplicando multas. Os vereadores já tinham a informação de que dois deles foram reprovados pelo Ipem e querem agora saber o motivo de inutilização dos outros quatro.

Dessa maneira, a Comissão decidiu convocar o secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira, para a reunião no dia 7 de outubro, às 14h. Oliveira havia sido convidado para a reunião desta quinta-feira, mas teria alegado, por meio de ofício, que “devido a compromissos já agendados em tal data” não poderia comparecer.

A Comissão também havia convidado o representante da Sentran, empresa que opera os radares em Limeira, Eduardo Marques Ramalho, para falar na mesma reunião, mas ele também não compareceu. Os vereadores aprovaram convidar Ramalho, pela quarta vez, para participar da reunião do dia 7 de outubro.

A Comissão justificou a necessidade de convocação do secretário em razão da dificuldade em obter informações sobre as aferições dos radares no município por meio da empresa Sentran.

CRITICADOS PELA COMISSÃO
Para o presidente da Comissão, vereador Helder do Táxi (MDB), tanto o secretário como o dirigente da empresa estariam “invertendo a situação e querendo investigar a comissão”. “Por três vezes o Sentran foi convidado e não compareceu. E o secretário, também convidado, não compareceu. São dois radares reprovados e estamos pedindo informações e não estamos recebendo”, criticou.

De acordo com a comissão, tanto o secretário como o representante da empresa, ao comunicar que se ausentariam da reunião, pediram informações e/ou documentos a respeito do que já tinha sido investigado pelos vereadores.

O vereador Ceará (Republicanos) sugeriu, em caso de ausência dos dois na próxima reunião do colegiado, apresentar um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com objetivo de investigar os radares em Limeira. A sugestão recebeu o apoio do vereador Helder.

Conforme documento, os radares desativados são:
10133 – Via Antônio Cruanes Filho, Km 12+280 (Sul)
10101 – Av. Dona Maria T. S. B. Camargo, 1280
10131 – Via Francisco D’Andrea, Km 5+600m
10132 – Via Francisco D’Andrea, Km 6+510m, sentido Leste/Oeste
10103 – Av. Gumercindo Araújo x Av. Fabrício Vampré
10141 – Av. Maj. José Levy Sobrinho

 

O Rápido no Ar apura junto à Prefeitura de Limeira a situação dos radares neste momento. Inclusive, em julho foi noticiado que um novo contrato no valor de R$ 12 milhões foi firmado com uma empresa para operar o sistema. Mais informações serão divulgadas a respeito do assunto assim que houver uma atualização.

teste
Sair da versão mobile