A coleta e tratamento de esgoto são essenciais para o saneamento de qualquer município. A coleta consiste em recolher toda a água utilizada nos imóveis, proveniente de banhos, lavagem de louças, roupas e descargas de banheiros, e transportá-la por meio de tubulações, chamadas de redes coletoras de esgoto, até as estações de tratamento. Nestes locais, o efluente passa por processos para ser limpo e devolvido aos rios e córregos sem causar danos ao meio ambiente.
Em Limeira, o sistema de coleta de esgoto tem uma extensão de 1.114 quilômetros de redes. Essa extensão é tão significativa que, se todas as tubulações fossem dispostas em uma linha reta, alcançaria quase a divisa com o Paraguai, ou ainda, seria possível realizar por sete vezes uma viagem de Limeira à capital São Paulo. A atual extensão é capaz de atender a toda a área urbana do município.
Hoje, a concessionária BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade, é quem tem o compromisso de manter em pleno funcionamento o sistema de coleta de esgoto do município. Para isso, conta com uma gestão dos serviços que promove a modernização contínua das redes coletoras por meio de trocas e extensões. Essas intervenções têm como objetivo aperfeiçoar a infraestrutura e garantir um serviço eficiente e de qualidade para o município.
Para uma gestão cada vez mais eficiente, a BRK também adota o uso de tecnologia e realiza procedimentos de filmagem das tubulações de esgoto quando necessário. Com a inserção de uma câmera de vídeo, que filma toda a parte interna da tubulação, é possível diagnosticar as reais condições das redes e, a partir da filmagem, iniciar a investigação para identificar rompimentos, entupimentos, localizar ramais de esgoto e poços de visita pavimentados, por exemplo.
“A partir da filmagem interna das redes, conseguimos constatar com precisão a origem do problema quando este é existente e atuar de forma assertiva para sua devida resolução”, explica Alexandre Leite, gerente de operações da BRK em Limeira.
Os serviços de coleta de esgoto tornam os municípios mais limpos e sustentáveis. Condições sanitárias adequadas são medidas de proteção contra diversas doenças e proporcionam qualidade de vida. A BRK atua para ampliar cada vez mais estes serviços, levando o saneamento para além do básico.
Limpeza preventiva das redes de esgoto
No primeiro semestre de 2025, a BRK realizou a limpeza preventiva de mais de 111 quilômetros de redes e ramais de esgoto em Limeira, essa é a maior extensão já registrada desde 2009. A ação preventiva, que representa um aumento de 94% em relação ao ano anterior, tem como objetivo garantir o bom funcionamento do sistema e evitar obstruções e transtornos à população.
Rede de esgoto não é lixo
Vale ressaltar que a rede de esgoto é dimensionada para receber 99% de material líquido e apenas 1% de sólido, mas o despejo de lixo nas tubulações ainda é um dos maiores desafios enfrentados pela BRK em Limeira. Somente no primeiro semestre de 2025 foram retiradas 164 toneladas de resíduos das Estações de Tratamento e Elevatórias de Esgoto do município.
Entre os materiais encontrados estão restos de construção civil, papéis, plásticos, tecidos, fraldas, cotonetes e até resíduos de cozinha, como restos de comida, óleo e gordura — principais responsáveis pelas obstruções. Esses descartes prejudicam o funcionamento do sistema, aumentam o risco de transbordamentos e causam impactos ao meio ambiente.
Além disso, a rede de esgoto deve ser separada da rede de água da chuva, já que ligações irregulares sobrecarregam o sistema e podem causar extravasamentos, retorno de esgoto para os imóveis e contaminação ambiental, além de serem proibidas por lei.
Atendimento 24 horas
A BRK mantém os serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24 horas por dia, todos os dias da semana, para atender casos de emergência. Além disso, equipes técnicas realizam rotineiramente vistorias e limpezas preventivas em todo o sistema de coleta de esgotos.
Para falar com a BRK, os clientes podem entrar em contato pelo WhatsApp (11) 9 9988-0001, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h, ou pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas por dia.

