Destaque na meta do Corinthians, Hugo Souza fará sua estreia como titular da Seleção Brasileira hoje, às 7h30, diante do Japão, no Ajinomoto Stadium, em Tóquio.
“Não é só um amistoso. É a realização de um sonho, da minha família, do meu pai, de todo mundo que me acompanhou desde sempre. Vou levar todas essas energias positivas para dentro do campo para ajudar a equipe a sair com a vitória”, afirmou o goleiro de 26 anos à CBF TV.
Estêvão participou normalmente da atividade, apesar de apresentar um quadro de gripe. Caso seja preservado, Lucas Paquetá será o provável substituto.
Com exceção dos países que sediarão a competição – Estados Unidos, México e Canadá -, o Japão foi a primeira seleção a garantir vaga na Copa do Mundo de 2026, ainda em março, após derrotar o Bahrein por 2 a 0, pelas Eliminatórias da Ásia.
O Japão dominou o Grupo C com 23 pontos, 30 gols marcados e somente três sofridos. Depois, venceu a Copa do Leste Asiático pela terceira vez, ganhando da Coreia do Sul (1 a 0).
Desde então, não se deu bem em amistosos contra seleções de outros continentes. Ficou no 0 a 0 com o México e perdeu para os Estados Unidos por 2 a 2, na última Data Fifa, em setembro. Já na atual parada, recebeu o Paraguai, em Suita, e precisou de um gol nos acréscimos para empatar por 2 a 2. O Japão não terá Endo (Liverpool), Maeda (Celtic) e Itakura (Feyenoord).
Confrontos
Será o 14º confronto entre as seleções principais de Brasil e Japão. E, desde a primeira vez que as duas equipes se enfrentaram em 1989, com vitória brasileira por 1 a 0, em São Januário, a nossa seleção nunca saiu derrotada. Até aqui, são 13 confrontos, com 11 vitórias do Brasil e dois empates. Marcou 35 gols e sofreu apenas 5.
Em solo japonês, o domínio é ainda mais expressivo: foram oito confrontos e oito vitórias do Brasil, com destaque para goleadas marcantes como o 5 a 1, em 1995, o 4 a 0, em 2012 e outro 4 a 0, em 2014. Fora de casa, o Japão nunca conseguiu sequer empatar com os brasileiros.
As equipes também já se enfrentaram em uma Copa do Mundo. No Mundial de 2006, ainda pela fase de grupos, a Seleção Brasileira goleou os nipônicos por 4 a 1.
Japão x Brasil
Japão – Zion Suzuki; Seko, Watanabe e Junnosuke Suzuki; Ito, Sano, Tanaka e Nakamura; Minamino, Doan e Ogawa . Técnico – Hajime Moriyasu.
Brasil – Hugo Souza; Vitinho, Éder Militão, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro e Bruno Guimarães; Rodrygo, Vinícius Júnior, Matheus Cunha e Estêvão (Lucas Paquetá). Técnico – Carlo Ancelotti.
Árbitro – Jong Hyeok Kim (Coréia do Sul)
Local – Estádio Ajinomoto, em Tóquio, no Japão, às 7h30.
Onde assistir – Globo, SporTV e GE TV

