Ícone do site Rápido no Ar

Com crimes virtuais em alta, saiba como proteger seu celular

Os smartphones se tornaram uma companhia muito mais importante nos dias do que familiares e amigos. Apesar da preferência os cuidados adotados em relação à segurança são bem poucos, tornando seu aparelho uma fonte de informações valiosas para pessoas mal intencionadas. Diante deste cenário é necessário garantir sua segurança, ou pelo menos reduzir o risco de possíveis invasões, e desta forma recomenda-se a adoção de algumas medidas.

Atenção à instalação de aplicativos

Esse cuidado é mais direcionado aos usuários do sistema operacional Android. Antes da instalação de qualquer app recomenda-se a leitura de suas recomendações e a busca de informações com mais detalhes na internet, para que o usuário certifique-se da integridade do app e de possíveis danos aos quais o aparelho possa ser exposto. Devido à flexibilidade do Google a presença de softwares maliciosos é constante, deixando seu ambiente suscetível à exposição de perigos. Sempre escolha os aplicativos oficiais independente de sua modalidade.

Backup de dados

Nem todos os usuários de smartphones, principalmente os latino-americanos, possuem o hábito de realizar backups dos dados armazenados nos aparelhos. Este procedimento é importantíssimo, principalmente quando o usuário se depara com situações como a queda do aparelho na água ou, simplesmente, é roubado.

Comunicar o roubo do equipamento

É fundamental que ao ter seu aparelho roubado, você comunique o ocorrido. A partir da comunicação as informações de seus smartphone são adicionadas a um banco de dados, que é compartilhado entre todas as operadoras de telefonia móvel, o que permite, por exemplo, a solicitação do bloqueio com base no IMEI do aparelho. Desta forma o bandido ficará impedido de utilizar e até mesmo comercializá-lo.

Conexões Bluetooth e Wireless

Sempre que estiver em locais públicos, ou ambientes que não conheça, mesmo que sejam fechados, procure desligar as conexões Wireless e Bluetooth. As conexões em locais públicos não costumam ter como prioridade qualquer nível de segurança, logo seu aparelho estará suscetível a invasões de hackers, sem nenhum tipo de dificuldade. Apesar da menor quantidade, as invasões através do Bluetooth tem aumentado constantemente nos últimos tempos.

Constante atualização do sistema operacional

É super-recomendado que o sistema operacional do aparelho esteja atualizado com a última versão disponibilizada pelo Google e Apple. As atualizações trazem consigo revisões que permitem aumentar a segurança de seu aparelho.

Controle de acesso dos apps

É frequente ao instalar aplicativos se deparar com a mensagem “Aplicativo X deseja acessar alguma informação” no aparelho utilizado. É de extrema importância que as permissões somente sejam concedidas se o funcionamento do aplicativo depender disso

Evitar jailbreaks ou root

Especialista sugerem que os procedimentos de jailbreaks ou roteamento, procedimentos de acesso a raiz de seu aparelho, sejam evitados. Se você for um profundo conhecedor destes procedimentos não haverá tanto problema ao executá-los, uma vez que estará ciente de suas consequências. Mas é recomendada a não utilização deles devido à fragilidade causada aos smartphones utilizados.

Proteção das contas na nuvem

Poucas pessoas tem conhecimento desta informação, mas é possível acessar as informações de seus smartphone através da nuvem (ICloud ou Google). Ao adquirir um smartphone é necessário cadastrar sua conta na nuvem de acordo com o sistema operacional instalado no aparelho. Logo, se uma pessoa descobrir suas credenciais de acesso à nuvem, conseguirá acessar informações confidenciais. Para garantir a segurança de sua conta, dê preferência pela autenticação em duas etapas, que consiste em confirmação e contra confirmação de dados.

Utilização de senhas

A utilização de senhas é um mecanismo importante para proteção de seu aparelho celular. Procure sempre lançar mão deste recurso, seja com números ou através do padrão de desbloqueio configurado nos aparelhos. Este é um procedimento básico e inicial que evitará que informações confidenciais presentes em seu smartphone sejam vistas por qualquer pessoa.

teste
Sair da versão mobile