Ícone do site Rápido no Ar

Com chuvas abaixo da média, Limeira e região podem passar por período de estiagem

Com o índice de chuvas abaixo do esperado nas últimas semanas, o risco de estiagem aumenta e a umidade do ar está em estado de alerta em Limeira (SP) e na região.

De acordo com o Professor de Climatologia da Unicamp, Hiroshi Yoshizane, o ano de 2021 tem registrado uma situação atípica. “Em 2020, nesta mesma época, a região havia registrado 668,4 mm de chuvas e, neste ano, até o momento, apenas 432,6 mm de chuvas foram registrados, resultando num déficit de 35,3% no volume”, diz.
Ele também alerta a população para o risco de uma crise hídrica semelhante a do ano de 2014, “A recomendação é que comecem a economizar água”, sugere.

UMIDADE DO AR

Em relação à umidade do ar, a situação é de alerta na Região Metropolitana de Campinas. Além disso, a meteorologista do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), Ana Ávila, diz que não há previsão de chuvas generalizadas para os próximos dias. “Apesar de já ser uma época de poucas chuvas, os registros dos últimos meses estiveram abaixo da média”, completa.

Outro fator é a baixa temperatura. As previsões para os próximos dias são de temperaturas baixas, que variam de 12°C a 25°C, e tempo seco.

 

Assista ao vídeo do Professor Hiroshi Yoshizane:

teste
Sair da versão mobile