O verão começa oficialmente neste sábado (21), marcando a temporada de chuvas intensas. Com isso, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, chama a atenção para os impactos da ligação irregular de água de chuva na rede de esgoto. Durante o período chuvoso, o número de ocorrências no sistema de esgotamento sanitário tende a aumentar.
De acordo com Christian Fonseca, diretor de operações da BRK em Limeira, essa prática inadequada sobrecarrega a tubulação, causando vazamentos, obstruções e até o retorno de esgoto para os imóveis.
“As redes de esgoto foram projetadas para receber apenas os efluentes provenientes de banheiros, pias e cozinhas. Quando a água de chuva é direcionada para o sistema, ela compromete o funcionamento e pode gerar extravasamentos que afetam toda a comunidade”, explica.
A interligação irregular de água pluvial nas redes coletoras de esgoto é proibida por lei, sendo regulamentada no Estado de São Paulo pelo decreto 5.916/75. Os imóveis devem contar com sistemas distintos para a drenagem da água de chuva e o descarte de esgoto.
Além de sobrecarregar o sistema, essas práticas aumentam o risco de transbordamento em poços de visita (aberturas existentes para manutenções de rotina) e o retorno do efluente, afetando ruas, residências e colocando em risco áreas verdes. Para evitar esses problemas, a BRK reforça a necessidade de conscientização.
“É fundamental que os moradores adotem práticas adequadas para proteger o sistema de esgotamento sanitário e evitar a contaminação do meio ambiente, por exemplo”, ressalta Christian.
Atendimento 24 horas
A BRK mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24 horas por dia e todos os dias da semana para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que são realizadas rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.
Para falar com a BRK, os clientes podem entrar em contato pelo WhatsApp, no (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h, ou pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas.