Ícone do site Rápido no Ar

Com 77 mil conveniados em Limeira, Hapvida diz fazer quase 30 mil consultas ao mês e seguir prazos da ANS

Foto: Karolina Grabowska / Pexels

A Comissão de Saúde da Câmara de Limeira recebeu nesta quinta-feira (28) um documento da operadora de saúde Medical/Hapvida com uma série de respostas a questionamentos feitos pelos vereadores. No documento, por escrito, a Hapvida detalhou que conta com 77 mil conveniados, dos quais cerca de 17 mil são servidores públicos municipais, e faz 26.950 consultas eletivas por mês, além de atender na emergência 7.449 adultos e 2.907 crianças, por mês.

Desde o início de outubro a Comissão investiga reclamações dos usuários do plano em relação aos serviços disponibilizados pela operadora. Segundo o vereador Everton Ferreira (PSD), presidente da Comissão, o pedido de informação dirigido à empresa foi enviado antes de requerimento que pede a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito na Casa. No dia 21 de outubro, o colegiado recebeu para oitiva dirigentes da empresa, quando eles se comprometeram a responder formalmente algumas questões.

ADVERTISEMENT

Na última segunda-feira (25), o vereador Anderson Pereira (PSDB) informou ter conseguido nove votos favoráveis para a abertura de uma CPI para investigar a prestação de serviços realizada pelo Grupo responsável pelo convênio Medical. A abertura dos trabalhos deve começar no dia 1º de novembro.

DETALHES
Conforme o documento enviado aos vereadores, a Medical conta também com quatro clínicas, um hospital e quatro unidades de medicina diagnóstica. Além disso, informou, conta com 195 médicos credenciados na rede. Para efeito de comparação, o SUS conta em Limeira com 168 médicos (127 concursados e 41 do Programa Mais Médicos).

Sobre a dificuldade de agendamentos de consultas, a operadora informou que a “imensa maioria das consultas” estão sendo agendadas e realizadas dentro do prazo estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Foi informado também que “a operadora vem empreendendo todos os esforços para garantir que o tempo de espera para atendimento (no Pronto Atendimento) não supere o período de 15 minutos, objetivo que vem sendo constantemente atingido na maior parte dos atendimentos, após a desaceleração de casos de covid-19”.

Acerca da dificuldade de agendamento em terapias, exames de imagem e de laboratório, foi respondido que estão credenciados mais 13 profissionais para compor a rede de apoio, além do prestador atual, bem como estão sendo avaliadas outras ações, de modo a garantir maior eficiência no atendimento.

A Comissão de Saúde definiu ainda a abertura de um canal de reclamação e denúncias para receber manifestação dos munícipes conveniados da Medical/Hapvida. As manifestações serão feitas por meio da Ouvidoria da Câmara, pelo telefone 0800-7747509 (ligação gratuita) ou pelo e-mail ouvidoria@limeira.sp.leg.br. Também é possível fazer a manifestação por formulário eletrônico.

Sair da versão mobile