Ícone do site Rápido no Ar

Coaf alerta para golpes enquanto cresce número de fraudes contra aposentados do INSS

Foto: Pixabay

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) emitiu nesta sexta-feira (25) um alerta sobre a atuação de golpistas que se passam por servidores públicos para solicitar dados financeiros de cidadãos. O comunicado ocorre em meio a um cenário de aumento nos golpes contra aposentados e pensionistas do INSS, que também vêm sendo vítimas de fraudes envolvendo falsas promessas de desbloqueio de benefícios.

Segundo o Coaf, não existe qualquer contato direto com cidadãos para pedir informações bancárias, nem para suposta colaboração em investigações. Também não há qualquer tipo de “monitoramento” por WhatsApp ou “parcerias” com a Polícia Federal.

Entenda o que o Coaf esclareceu

“Essas informações não procedem. O Coaf não tem atribuição legal para bloqueio ou liberação de bens ou valores de qualquer natureza”, reforçou o órgão.

Aposentados e pensionistas na mira dos golpistas

O alerta do Coaf acontece em um momento crítico: idosos e beneficiários do INSS têm sido alvo frequente de quadrilhas que usam o nome de órgãos públicos para aplicar fraudes. Muitos golpes envolvem supostos bloqueios de aposentadoria, “revisões de benefício” falsas ou cobranças de taxas para liberação de valores.

A recomendação é que aposentados e pensionistas desconfiem de qualquer pedido de dados pessoais feito por telefone, e-mail ou redes sociais.

Como se proteger

📌 Para denúncias ao Coaf:
👉 Plataforma Fala.BR

Sair da versão mobile