Ícone do site Rápido no Ar

Cirurgias e procedimentos eletivos adiados começam a ser retomados ainda este mês em Limeira

Foto: Prefeitura de Limeira / Divulgação

Limeira (SP) deve retomar nas próximas semanas todos os procedimentos e cirurgias eletivas que foram adiados por recomendação do Ministério da Saúde por conta da pandemia da covid-19. A informação foi dada pelo secretário da Saúde, Vitor Santos, em entrevista ao Rápido no Ar na tarde desta sexta-feira (15).

De acordo com Santos, a medida foi tomada para preservar a saúde do paciente e não colocá-la em risco de contaminação. Além disso, toda a estrutura da Humanitária esteve ocupada com a URC (Unidade de Referência Coronavírus), desativada no início de outubro. Apenas parte dos leitos voltados a doentes com covid-19 foram mantidos no hospital.

“Agora, a tendência é que a gente diminua gradativamente esses leitos específicos. Até o final do ano não teremos mais leitos exclusivos de covid, teremos dois ou três leitos em cada UTI da cidade, que são leitos de separação para doenças infectocontagiosas, como acontecia de regra geral”, explicou o secretário.

Dessa maneira, a partir desta segunda quinzena de outubro, com o centro cirúrgico, UTI e leitos clínicos liberados na Humanitária, os pacientes serão chamados para retomar cirurgias e procedimentos pelo qual esperavam desde o início da pandemia.

“Estamos fazendo um enorme esforço para até o final do ano tentar chegar à situação que estávamos antes da pandemia – com a espera igual ou menor à que acontece nos planos de saúde. Não há nenhuma razão para um paciente esperar mais do que ele esperaria num plano de saúde”, pondera Dr. Vitor Santos.

teste
Sair da versão mobile