Cinco pessoas, entre 24 e 32 anos, foram presas por envolvimento com o golpe do falso empréstimo, nesta terça-feira (15). O grupo foi detido em um imóvel usado como escritório para a prática ilícita, localizado na Cidade Tiradentes, na zona leste da Capital.
A atuação da quadrilha era investigada há um mês por integrantes da Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco) da 4ª Delegacia Seccional de Polícia, responsável pela zona norte da Capital.
Com as apurações, os agentes conseguiram descobrir o endereço da casa usada pelo grupo para aplicar os golpes e foram até o local verificar.
No imóvel, quatro homens e uma mulher foram presos em flagrante após o encontro de vasto material que comprovava o delito.
Ao todo, foram apreendidos 12 celulares, dois notebooks, dez cartões bancários e seis folhas manuscritas com os diálogos que os autores tinham com as vítimas e também com as taxas de juros dos falsos empréstimos oferecidos. Além disso, foi recolhido uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do gerente da quadrilha, que não estava no local.
Os cinco suspeitos foram levados à sede da Seccional, onde foram indiciados em flagrante por estelionato e associação criminosa. Eles e o gerente do grupo, que também responderá criminalmente, tiveram a prisão preventiva solicitada à Justiça.
Modus Operandi
De acordo com o apurado pela equipe da Cerco, os suspeitos usavam sites fraudulentos para oferecerem falsos empréstimos às vítimas e solicitavam que elas pagassem valores para a liberação do crédito oferecido. Após o pagamento, as vítimas não recebiam os empréstimos e acabavam descobrindo o golpe.
Com os trabalhos policiais, mais de dez vítimas foram identificadas e uma delas disse ter tido prejuízo de R$ 2,9 mil após ser enganada pela quadrilha. As investigações apontam, ainda, que há mais vítimas em outros estados brasileiros.