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Cidadãos enfrentam dificuldades com serviços do Poupatempo e Detran em Limeira

Cidadãos que precisam do serviço do Poupatempo e Detran de Limeira (SP) têm reclamado de dificuldades com agendamentos e processos que dependam dos órgãos. Desde a reabertura, após um período de mais de seis meses fechado em quarentena, as reclamações começaram acerca dos serviços.

 Um despachante afirmou que pedidos de transferência e licenciamento de veículos, bem como emissão e renovação da Carteira Nacional de Habilitação, estariam comprometidos. “Quando entramos no site, que é a única forma disponível para fazer o agendamento, sequer conseguimos achar a opção disponível. Está uma vergonha o serviço desde que reabriu”, reclama.

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As unidades do Poupatempo e do Detran de Limeira foram fechadas em meados de março, por causa da quarentena para evitar a disseminação do novo coronavírus. Os serviços presenciais voltaram a acontecer em 5 de outubro.

Nesse período, ambos os órgãos se mudaram para um único local, no Limeira Shopping, no Parque Egisto Ragazzo. A mudança também unificou vários serviços por meio do site do aplicativo do Poupatempo.

À época foi anunciado que seriam ofertadas 130 vagas por dia, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

O Rápido no Ar conversou com uma motorista, que desde junho está com a CNH vencida. Ela não consegue solicitar a renovação do documento, por conta das dificuldades enfrentadas com o atendimento digital. “Não consigo fazer o agendamento pela Internet, nem sequer aparece a opção. Pessoalmente também não há atendimento, nem para tirar dúvidas”, lamenta a motorista.

O Poupatempo e o Detran SP, por meio de suas assessorias de imprensa, não confirmam que problemas estejam ocorrendo com o sistema. Os órgãos esclareceram os novos procedimentos realizados por causa da pandemia e reafirmar ser possível utilizar os serviços de maneira on-line. Veja as notas na íntegra:

Nota Oficial do Poupatempo
“O Poupatempo esclarece que o serviço de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é realizado de forma online, através do portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital.

Para possibilitar a retomada consciente dos serviços presenciais, o programa reduziu a capacidade de atendimento das unidades. Para isso, é essencial que o cidadão agende data e horário pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital.

Desde a reinauguração, em 5 de outubro, o posto de Limeira já realizou mais de 8 mil atendimentos e disponibiliza cerca de 270 vagas diárias para atendimento.

Neste momento, só podem ser feitas presencialmente serviços que dependem da presença do cidadão, como a primeira via do RG e primeira via da CNH. Os demais, mais de 90 opções, podem ser realizadas através do portal ou aplicativo do Poupatempo, como, por exemplo, Licenciamento de veículos, Carteira de Trabalho, seguro-desemprego, CNH, transferência de veículos, entre outros.”

Nota Oficial do Detran SP

“O Detran.SP informa que vêm trabalhando para acelerar os processos e finalizar as solicitações pendentes. É importante ressaltar que, em função da pandemia do coronavírus e fechamento dos postos até agosto, há uma demanda represada, mas o órgão realiza forças-tarefas e mutirões para equalizar os prazos.

Vale ressaltar que os licenciamentos de veículos, assim como a renovação da CNH são feitos 100% no formato digital pela plataforma do Poupatempo – www.poupatempo.sp.gov.br, de forma fácil e rápida.

De janeiro a outubro deste ano já foram feitos mais de 8 milhões de licenciamentos digitais e cerca de 2 milhões de emissões de CNH. Já a transferência veicular, após a solicitação do CRV pelo portal do Poupatempo com toda a documentação correta, o documento será emitido em um prazo de cinco dias úteis.”

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