Ícone do site Rápido no Ar

Chegada da primavera mantém temperaturas altas e sem perspectiva de chuvas volumosas

Foto: Prefeitura de Limeira / Divulgação

A chegada da primavera, no domingo (22), deixou para trás um inverno atípico, marcado por temperaturas acima da média para o período e uma estiagem severa. Fatores que levaram a um aumento de 3,3% no consumo de água dos últimos três meses se comparado ao mesmo período de 2023, como mostra levantamento feito pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira.

A nova estação, normalmente tida como um período de transição entre as estações seca e chuvosa, começou mantendo o clima árido enfrentado nos últimos meses. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (InMet), pelos próximos três meses o cenário deve se manter com temperaturas acima da média em todo o estado de São Paulo.

Sobre a pluviometria, a previsão inicial é de que a temporada de chuvas atrase em função de um fenômeno chamado de La Niña duplo, que ocorre em função do resfriamento em 0,5 graus das águas de dois oceanos (Pacífico e Atlântico) simultaneamente.

De acordo com o especialista em hidrologia e recursos hídricos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Antônio Carlos Zuffo, caso se confirme o La Niña duplo, as chuvas na região centro-sul do Brasil, incluindo as Bacias PCJ, podem demorar ainda mais para voltar a ocorrer dentro da média histórica, ficando para o final de novembro e o início de dezembro. A divulgação foi feita pelo site do InMet.

Clima quente aumenta o consumo de água no inverno

Em Limeira, o inverno foi marcado por aumento de 3,3% no consumo de água considerando os meses de junho, julho e agosto. Apesar da condição, o abastecimento se manteve estabilizado ao longo de todo o tempo, com a produção de água batendo recorde no mês de julho. Foram 71,5 milhões de litros diários em média, chegando a 2,2 bilhões de litros produzidos e distribuídos pelo sistema público no mês.

“O clima tem sido atípico, seja pela antecipada estiagem ou pelas ondas de calor que foram registradas em um período no qual se esperava por temperaturas mais amenas. Contudo, com o planejamento e ações adotadas pela BRK, o abastecimento segue normalizado, embora seja importante manter a prática do consumo responsável, em especial, até que a temporada de chuvas retorne”, destaca Daniel Makino, gerente de Eficiência Operacional da BRK.

Jogando Junto pela Água

A BRK mantém ativa a campanha Jogando Junto pela Água (www.jogandojuntopelaagua.com.br) com dicas sobre consumo consciente e um balanço mensal do volume de chuvas que caem na cidade. Além disso, o site também disponibiliza a condição dos mananciais de abastecimento do município com atualização semanal.

Sair da versão mobile