Ícone do site Rápido no Ar

Cerimônia de abertura das Paralimpíadas de Paris será realizada hoje

Reprodução CPB

A cerimônia de abertura das Paralimpíadas de Paris 2024 será realizada hoje, às 15h (horário de Brasília). Assim como na Olimpíada, o evento ocorrerá fora de um estádio, com os 4.400 atletas representando 185 delegações em desfile pela avenida Champs-Élysées em direção à Praça La Concorde.

Sob a direção de Thomas Jolly, o espetáculo “celebrará os atletas Paralímpicos e os valores que eles representam”. Em outro momento inédito, a Pira Paralímpica será acesa em Stoke Mandeville, um vilarejo na Inglaterra que, em 1948, sediou o que é considerado o embrião dos Jogos Paralímpicos.

O Brasil terá 280 atletas na Paralimpíada de Paris, de 16 a 64 anos. É a segunda maior da história do país, abaixo apenas de 2016, quando Rio de Janeiro foi sede do evento. Desses, 255 deles são esportistas com deficiência. O restante do time é formado por 19 atletas-guia, três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo.

Os atletas disputarão 20 das 22 modalidades. O Brasil só não conseguiu vaga no basquete em cadeira de rodas e no rúgbi em cadeira de rodas. No Rio, o Brasil conquistou 72 medalhas, sendo 14 de ouro.

Em Tóquio, nosso país ficou em 7º lugar no quadro geral, com 72 medalhas, sendo 22 ouros, 20 pratas e 30 bronzes. Em Paris, o objetivo ousado do Comitê Paralímpico do Brasil é terminar a competição pela primeira vez no top 5.

Sair da versão mobile