Três homens foram presos nesta quinta-feira (25), numa operação realizada por policiais civis do 5º Distrito Policial, de Piracicaba (SP), por tráfico e associação ao tráfico. Um deles ainda irá responder por tentativa e homicídio porque, para atrapalhar a ação policial, de acordo com os agentes, ele lançou bombas contra as equipes.
De acordo com os policiais, que foram chefiados pelo delegado Fabio Rizzo de Toledo, e contaram com apoio de policiais civis da Delegacia de Polícia de Rio das Pedras, além de equipes da ROMU da Guarda Civil de Piracicaba, e do Canil da Guarda Civil de Capivari, a operação, denominada “Casa Falsa”, foi exclusiva para o combate ao tráfico de drogas.
Durante as investigações foi apurado que criminosos utilizavam uma residência, na Rua Cosmópolis, no bairro Vila Sônia, como base para a comercialização de entorpecentes. Também foi descoberto que eles se utilizavam de uma rede de “olheiros” para dificultar a ação policial sendo que, ao menor sinal de perigo, se trancavam dentro da residência.
Durante a ação, equipes de policiais civis e guardas municipais, em viaturas descaracterizadas e outras caracterizadas, surpreenderam indivíduos em atitudes suspeitas. Eles tentaram fugir, mas foram detidos.
Na abordagem, foram identificados dois indivíduos, em poder dos quais foram apreendidas porções de drogas, dinheiro e rádios de comunicação.
As diligências se estenderam a outros imóveis ligados ao grupo, onde foram encontrados diversos sacos plásticos do tipo “zip lock” utilizados para embalar drogas, além de farta quantidade de micro tubos contendo cocaína e uma escada posicionada no fundo da casa, usada como rota de fuga.
ATAQUE
Quando os policiais encerravam a operação, o homem que era apontado como “olheiro” da quadrilha tentou impedir a ação policial e lançou bombas de rojão contra as equipes, configurando tentativa de homicídio.
Ao final, os três foram presos em flagrante. No local havia, ainda, uma adolescente que foi entregue ao responsável legal.
A Operação Casa Falsa, de acordo com a Polícia Civil, representa mais uma ação efetiva das forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado e ao tráfico de drogas na região.

