Ícone do site Rápido no Ar

Centro do Idoso de Limeira oferece aulas de Lian Gong

Todas as segundas-feiras, a tradicional arte corporal chinesa, o Lian Gong, toma conta do Centro de Referência do Idoso, em Limeira. As aulas começaram há cerca de um mês e já conquistaram a adesão de mais de 20 participantes, a maioria mulheres, com mais de 60 anos. Apesar do pouco tempo de aprendizado, elas já executam com maestria os delicados movimentos da série de alongamentos. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Unidade de Saúde Cidade Jardim e o Ceprosom.

O Lian Gong (pronuncia-se “liam cum”) foi desenvolvido na década de 1970, pelo médico ortopedista chinês Zhuang Yuan Ming. A ginástica auxilia o tratamento e a prevenção de dores corporais, restabelecendo movimentos naturais do corpo, buscando seu fortalecimento e equilíbrio de energia.

PUBLICIDADE

Segundo a fisioterapeuta e acupunturista da Secretaria de Saúde, Rosana Marcondes Meira de Moura, o Lian Gong, é uma prática de saúde complementar, que trabalha os “meridianos” – canais por onde flui a energia vital do corpo. “Os alongamentos são leves e trabalham pescoço, ombro, quadril e tornozelos. Os movimentos ajudam na respiração, na flexibilidade muscular, entre outros benefícios”, frisou.

A atividade é realizada sempre às 8h, na quadra do Centro do Idoso, sob coordenação de Rosana e da enfermeira Maria Mendes de Araújo – ambas ligadas ao centro de saúde Cidade Jardim. Com auxílio da projeção de imagens, as alunas acompanham uma série de movimentos harmônicos, executados por um mestre da prática. A programação é acompanhada por uma inspiradora trilha sonora oriental.

Uma das participantes, Maria de Lourdes Pádua Greve, de 77 anos, disse que sente muitas dores no corpo, e por esse motivo, está achando “ótimo” os alongamentos. A colega Jacira Cintra, de 79 anos, que também pratica Tai Chi Chuan há três anos, afirmou que está empolgada com as aulas. “Faz muito bem para o corpo e para a mente. É um relaxamento total.” Outra aluna, Maria Rosa Lucco, de 63 anos, que frequenta o Centro do Idoso quatro vezes por semana, complementa: “é bom para a vida, para a alma, é uma bênção”, disse.

A prática corporal chinesa vem ganhando espaço na rede municipal. Além do Centro do Idoso, as aulas ocorrem na Praça do Lagoa Nova, toda terça-feira, às 8h, e no Cras Belinha Ometto, às sextas-feiras, também às 8h.

Interessados em inscrever-se no Lian Gong do Centro do Idoso devem comparecer ao local, na Av. Campinas, 745, Cidade Jardim, e procurar pela coordenadora, Rebeca São Felice. As vagas são destinadas às pessoas com mais de 60 anos.

Sair da versão mobile