Ícone do site Rápido no Ar

Centro de Controle Operacional: sistemas de água e esgoto são monitorados em tempo real 24h por dia pela BRK, em Limeira

Foto: BRK/Divulgação

Garantir a excelência operacional é um dos valores da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, que conta com o Centro de Controle Operacional (CCO) para monitorar 24 horas por dia, sete dias por semana e em tempo real, todo o funcionamento dos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água, bem como coleta, afastamento e tratamento de esgoto.

Com uma equipe técnica qualificada e tecnologia avançada, que permite a operação e monitoramento das unidades de forma remota, o CCO acompanha os reservatórios, estações de bombeamentos de água e esgoto, estações de tratamento de água e esgoto, além de verificar dados operacionais como vazão e nível dos mananciais e reservatórios de água, volume de esgoto que está sendo tratado, pressão nas redes de distribuição de água, entre outros parâmetros.

No total são 38 instalações (unidades operacionais) entre água e esgoto, e mais 2.322 quilômetros de redes de água e de esgoto monitorados de forma preventiva, o que permite que as equipes atuem com mais agilidade, foco e antecipe potenciais problemas.

“Conseguimos ter uma visão ampla de todo o sistema e adotar medidas rápidas. Por exemplo, se o nível do reservatório está alto, eu posso fechar um registro para evitar que haja extravasamento de água. Não preciso deslocar uma equipe até o local para realizar o fechamento do registro. Eu consigo otimizar o tempo e os serviços realizados pelas equipes de campo”, explica Alexandre Leite, gerente de operações da BRK em Limeira.

A estrutura para que isso aconteça, o CCO, fica localizada na Estação de Tratamento de Água (ETA), onde em uma sala estão instalados computadores que permitem o monitoramento remoto, bem como sinópticos de todo o sistema, que são mapas que demonstram como as estruturas estão distribuídas na cidade.

“Montamos uma infraestrutura de telas disponíveis para visualização e acompanhamento em tempo real das unidades operacionais. De lá, a equipe consegue realizar, por exemplo, o acionamento remoto das bombas e adotar ações rápidas. É uma grande contribuição à população, além de garantir maior segurança e eficiência operacional a todo o sistema”, complementa o gerente.

teste
Sair da versão mobile