Ícone do site Rápido no Ar

Cemitérios municipais devem receber 25 mil visitantes em Piracicaba no Dia de Finados

Fotos: Divulgação

Os cemitérios municipais de Piracicaba (SP) devem receber aproximadamente 25 mil visitantes nesta quinta-feira (2), Dia de Finados. A data é o principal dia de visitação no ano. Mantidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), os cemitérios da Saudade, da Vila Rezende e de Ibitiruna estarão abertos ao público das 7h às 18h, para facilitar o acesso dos visitantes, inclusive de outras cidades.

A Simap concluiu o corte de mato no cemitério da Saudade. No da Vila Rezende, o serviço deverá ser finalizado ainda nesta terça-feira (31). A limpeza (varrição e retirada do lixo e entulhos) é realizada diariamente.

Para que a população possa homenagear seus entes queridos, estão programadas missas. Na capela do cemitério da Saudade, as missas serão às 7h e às 9h . No cemitério Vila Rezende, às 8h, 10h e 16h.

As secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e a Guarda Civil Municipal (GCM) terão ações para dar apoio à população no Dia de Finados.

TRÂNSITO e TRANSPORTES – Agentes da Semuttran farão, nesta quinta-feira, monitoramento nos três cemitérios (Vila Rezende, Saudade e Ressurreição). No da Saudade, o trabalho será intensificado, atuando na segurança e travessia dos pedestres em frente ao Portal de entrada do local.

Em relação ao transporte público municipal, os ônibus funcionarão no feriado (2) com os horários de domingo, com exceção das linhas 210 – Unileste e 505 – Uninorte que operarão com horários de dias úteis e das linhas 240 – Cecap / TCI via TPI, 444 – Sônia / TCI, 301 – Paulicéia/TCI e 801 – São Jorge /TCI (via Praça Takaki), que irão operar com horários de sábado.

Devido ao fluxo de pessoas que costumam visitar os cemitérios nesta data, a Semuttran reforçará os horários de linhas de ônibus, que tem em seu itinerário os cemitérios da Saudade, Primavera e Ressurreição.

As linhas que terão reforço são Cemitério Primavera: linhas 1100 – Perimetral/TPA/TPI/TVS e 123 – Vila Fátima, Cemitério da Saudade: linhas 240, Cecap, 219 – Parque 1º de Maio, 210 – Unileste/TCI e 223 – Santa Casa/ TCI/TPI e Cemitério da Ressurreição: linhas 1100 – Perimetral/TPA/TPI/TVS, 225- Parque Água Branca e 222-Jardim Oriente/ TCI.

COMÉRCIO – O comércio ambulante também atuará de maneira disciplinada nos dias 1 e 2, seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur). Seis ambulantes estarão autorizados a trabalharem no entorno do Cemitério da Saudade e cinco no da Vila Rezende.

BEBEDOUROS – O Semae instalará um bebedouro no Cemitério da Vila Rezende e um bebedouro no Cemitério da Saudade. A previsão de instalação é nesta quarta-feira, dia 1º.

DESINSETIZAÇÃO – A equipe do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria de Saúde, reforça que os cemitérios municipais passam por processo de desinsetização e desratização duas vezes ao ano para evitar que animais peçonhentos apareçam e causem acidentes.

No caso dos cemitérios a preocupação é com os escorpiões que se alimentam de pequeno insetos, principalmente baratas. Por isso, esta ação acontece nos cemitérios da Saudade e da Vila Rezende. Além disso, também está na rotina das equipes fazer este trabalho em bueiros e bocas de lobo nas ruas próximas dos cemitérios, assim, evitando que o escorpião tenha alimento fácil e evitando, ao máximo, a sua procriação.

teste
Sair da versão mobile