Ícone do site Rápido no Ar

Cemitérios municipais de Piracicaba devem receber 30 mil pessoas no Dia das Mães

Divulgação

Os cemitérios municipais da Saudade, Vila Rezende e do distrito de Ibitiruna devem receber 30 mil pessoas por ocasião do Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (14). A movimentação começou durante a semana que antecede a data, onde familiares aproveitaram para deixar os túmulos em ordem, realizando limpeza e colocação de flores.

O Dia das Mães é considerada a segunda data com maior número de visitantes aos cemitérios, perdendo somente para o Dia de Finados. Para maior conforto da população que visita os cemitérios nessa data especial, a prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), ampliou o horário de funcionamento, que vai das 7h às 18h e não haverá missa.

No cemitério da Saudade todos os portões estarão abertos para facilitar o acesso das pessoas. Além do portão principal, serão abertos os portões que ficam na avenida Independência, 2.200 e 2.400, o da rua Dr. Coriolano Ferraz do Amaral, 343, e o da avenida Piracicamirim, 2.201, este para acesso de cadeirantes. O acesso para o cemitério da Vila Rezende é pela avenida Marechal Costa e Silva, 44, Jardim Primavera.

Os agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) farão monitoramento nos três cemitérios, com atenção especial na travessia do Cemitério da Saudade, local onde concentra maior fluxo de veículos e pedestres.

O comércio ambulante também atuará de maneira disciplinada nesta data, seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur). De um total de 11 pontos, 6 ambulantes estarão autorizados a trabalharem no entorno do Cemitério da Saudade e 5 no da Vila Rezende. Nestes locais são vendidas flores naturais e artificiais e velas. A responsabilidade pela fiscalização nesses locais é da Guarda Civil. A fiscalização terá início no sábado, 13/05.

A limpeza dos túmulos estará liberada no Dia das Mães e a pintura deve ser feita até a véspera (13). A Simap já concluiu a limpeza do cemitério da Vila Rezende e até o final dessa semana, finalizará o corte de mato e limpeza, no cemitério da Saudade.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é responsável por coordenar ações de combate e prevenção a doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya, realizará a retirada dos criadouros do mosquito e, se necessário, aplicará larvicida para impedir a proliferação de mosquitos.

Além disso, é importante destacar que o CCZ também atua no controle de outras pragas, como escorpiões e baratas, especialmente nos cemitérios, onde há um grande acúmulo de matéria orgânica, que pode atrair esses animais. Os agentes já realizam ações de prevenção e controle dessas pragas de forma mensal, contribuindo para a saúde pública e segurança da população.

teste
Sair da versão mobile