A Divisão de Controle de Zoonoses de Limeira (SP), iniciou nesta segunda-feira (13) uma ação de controle da dengue nos cemitérios do município: Saudade 1 e 2, Parque e Pires. Durante os trabalhos, agentes fazem a remoção de embalagens plásticas de vasinhos de plantas, que foram depositados sobre as lápides no Dia das Mães. Apenas no Cemitério Saudade 1, foram recolhidos cerca de mil embalagens em pouco mais de duas horas de trabalho.
Segundo a chefe da Divisão, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, a medida é necessária para evitar que as embalagens retenham água das chuvas e transformem-se em criadouros do mosquito, que além da dengue, é o vetor da zika e da chikungunya. Conforme balanço divulgado na última sexta-feira (10), o município contabiliza 331 casos de dengue e outros 1.339 aguardam resultado.
Pedrina informou que os cemitérios do município são considerados pontos estratégicos para controle do Aedes aegypti e que são vistoriados quinzenalmente. Porém, ela ressalta a necessidade de colaboração da população na prevenção ao mosquito, tanto nas residências quanto em locais públicos.