O novo calendário do futebol vai excluir times brasileiros da Pré-Libertadores. Isso afetaria em cheio ao Corinthians, que ainda tem chance. A CBF encaminhou um ofício à Conmebol solicitando esta alteração. A entidade brasileira também quer o fim dos playoffs da Copa Sul-Americana.
A compensação viria com uma vaga a mais na fase de grupos da Libertadores, passando de seis para sete. Neste ano por exemplo, pode virar G-9. O título do Flamengo na Copa do Brasil já fez virar G-7. O Cruzeiro se for o campeão da Copa Sul-Americana em cima do Lanús transforma em G-8. E se o Botafogo faturar a Libertadores em cima do Atlético/MG, vira G-9.
*** Não teremos pontos corridos na Série C de 2025. A CBF divulgou o calendário anual com 27 datas para a Terceira Divisão. Alguns clubes quiseram a mudança para pontos corridos, mas isso causaria um aumento de gastos. A CBF ajuda nos custos, mas não bancou a mudança. O formato deve ser mantido: 19 rodadas na primeira fase (turno único). Depois, dois quadrangulares, com seis rodadas. Os dois primeiros de cada sobem e os melhores decidirão o título.