O Catar se tornou o primeiro anfitrião a ser derrotado em uma estreia de Mundial. No jogo que abriu a competição, os donos da casa levaram 2 a 0 do Equador, que contou com a estrela do capitão Enner Valencia.
Foram do atacante os dois gols da partida, marcados de pênalti e de cabeça, ambos na primeira etapa, para garantir a vitória por 2 a 0 no duelo disputado no Al Bayt, na cidade de Al Khor.
O resultado deixa os equatorianos na liderança do Grupo A, composto também por Holanda e Senegal.
Valencia, do turco Fenerbahçe, volta à disputa de um Mundial depois de ficar fora da edição passada, na Rússia. Ele, aliás, é o autor de todos os últimos cinco gols do time sul-americano em Copas, já que também saíram de seus pés os três gols da equipe em 2014, no Brasil.
CATAR 0 X 2 EQUADOR
GOLS – Valencia, aos 16 e aos 32 minutos do primeiro tempo.
LOCAL – Estádio Al Bayt, em Al Khor (Catar).
ÁRBITRO – Daniele Orsato (Itália).
CATAR – Al Sheeb; Pedro Miguel, Hassan, Khoukhi, Al-Rawi e Ahmed; Hatem, Boudiaf e Al-Haydos (Waad); Afif e Ali (Muntari). Técnico: Félix Sánchez.
EQUADOR – Galíndez; Preciado, Torres, Hincapié e Estupiñán; Méndez, Caicedo (Franco), Plata e Ibarra (Sarmiento); Valência (Cifuentes), Plata e Estrada (Rodríguez). Técnico: Gustavo Alfaro.