Ícone do site Rápido no Ar

Carros e moto são danificados por queda de galhos em condomínio de Limeira

Foto: Velioz/Rápido No Ar

A queda de galhos de uma árvore, da espécie araucária, registrada na manhã desta sexta-feira (3), no condomínio residencial Lazio, no Jardim do Lago, em Limeira (SP), causou danos em automóveis e numa motociclieta.

Segundo apurou a equipe do Rápido No Ar no local, os danos foram causados em retrovisores e latarias. Uma das moradoras, proprietária de um veículo que foi atingido, Monique Cristina Boletti Barbosa, disse que um morador viu os galhos sobre os veículos, comunicou na portaria, e os proprietários foram avisados.

“Estávamos há dois anos tentando fazer com que a árvore fosse podada, ou cortada, porque cada vez que ventava forte, ela envergava em direção ao estacionamento. Hoje, atingiu um veículo, mas poderia ter sido uma pessoa. Aqui passa bastante gente, que vai depositar lixos lá na frente. Não é a primeira, nem a segunda vez que a gente reclama, no sentido de os galhos se soltarem porque a árvore está morta”.

De acordo com Monique, o pedido de corte foi feito, inclusive, pelo síndico que abriu um protocolo na prefeitura. “Tentamos entrar em contato com a prefeitura e não tivemos retorno ainda”, disse ela que teve várias partes do carro atingidas.

Gisele Cristina Medina Toledo teve um carro e a moto danificados. “A hora em que o morador nos chamou, o galho estava em cima da moto. O capô do carro vai precisar ser trocado, porque não vai dar conserto. A gente fica com o prejuízo porque uns dizem que a responsabilidade é da empresa, onde a árvore está, mas a empresa informa que tem provas que ela está morta, então estamos tentando ajuda para resolver isso”, declarou.

A reportagem enviou um e-mail para a Prefeitura de Limeira e assim que tiver uma resposta irá divulgar.

COMO PROCEDER

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira informou, por meio da assessoria de imprensa, que não localizou nenhum processo de remoção de árvore e que pode haver algum processo com o endereço interno do condomínio.
Informou, também, que o procedimento em geral, nesses casos de remoção de árvores dentro de condomínio, é o seguinte: é aberto um processo administrativo pessoalmente, no protocolo geral da prefeitura, a partir de entrega de documentos.
Em seguida, a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura realiza vistoria na árvore. Caso seja constatada a necessidade de remoção é deferido o pedido. Em seguida, com recursos próprios, o condomínio pode dar andamento na remoção da árvore, desde que seja seguida a legislação vigente para a contratação de empresa dessa remoção.
teste
Sair da versão mobile