Na próxima semana, cerca de 300 mulheres que tem solicitação médica para realizar mamografia em Hortolândia terão seus exames agilizados por meio da Carreta da Mamografia. O veículo itinerante faz parte do programa estadual Mulheres de Peito e a vinda da carreta para Hortolândia foi viabilizada pela deputada estadual Edna Macedo.
Equipes de saúde estarão na cidade a partir deste domingo (19), até a quinta-feira (23), oferecendo o exame que faz rastreamento do câncer de mama e colabora para o diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances de cura. A carreta ficará estacionada na Rua Emily Cristiene Giovanini, no Parque Santo André, próximo das instalações do CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação). A via estará fechada ao trânsito de veículos a partir do sábado (18).
A Secretaria de Saúde informa que as mulheres que já apresentaram a solicitação médica na rede municipal de saúde e que aguardavam agendamento para o exame serão convocadas, individualmente, para serem atendidas na Carreta da Mamografia. Cerca de 60 pacientes devem ser examinadas, por dia, entre domingo e quinta-feira. Os laudos dos exames serão entregues para as pacientes por e-mail, com cópia direcionada à Secretaria de Saúde.
Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeita de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS (Sistema Único de Saúde) para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.
Em Hortolândia, o Caism (Centro de Atenção Integral de Saúde da Mulher) é a unidade de referência para acompanhamento e encaminhamentos destas pacientes. Uma das atribuições do serviço é a realização de exame de mamografia. Atualmente, cerca de 300 pacientes aguardam pelo exame, sendo que a atuação da Carreta da Mamografia colaborará para reduzir a espera atual, que é de cerca de 15 dias. Mensalmente, o Caism oferece cerca de 600 exames.