A capacidade de leitura de crianças que estão no 2º ano do ensino fundamental da rede municipal de São Pedro (SP) aumentou, significativamente, entre o início e o final de 2024. O índice, uma importante avaliação de alfabetização, passou de 52% no início do ano letivo para 81% no final do ano letivo, crescimento de 55%.
A avaliação é feita pela plataforma CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), implementada na rede pública de todo o Estado de São Paulo com o apoio da Fundação Lemann, da Associação Bem Comum e da Natura.
Para a coordenadora pedagógica geral de Ensino Fundamental I da Secretaria Municipal de Educação de São Pedro, Flávia Shimura, a transformação do cenário é fruto de empenho, estratégias pedagógicas e dedicação dos professores, gestores, famílias e toda comunidade escolar.
“Ao final do ano letivo, os resultados foram notáveis: apenas 19% dos alunos ainda permaneciam na fase de pré-leitores, com uma redução expressiva no número daqueles nos níveis mais baixos (1 e 2), que caiu para 6%. O maior motivo de comemoração, no entanto, é o avanço na aprendizagem, com 81% dos alunos tornando-se leitores. Esses números demonstram o impacto positivo de ações educativas e do compromisso da Rede Municipal com a qualidade da alfabetização”, pontuou a coordenadora.
Para ela, a busca por práticas pedagógicas eficazes, o investimento em formação docente e o acompanhamento contínuo do desenvolvimento dos alunos foram determinantes para o resultado. “Iniciamos, de forma colaborativa com os professores, a elaboração do plano de ação para 2025, com o objetivo de consolidar ainda mais a aprendizagem e recuperar o percentual de alunos que ainda não atingiram a fluência leitora esperada. Com planejamento, inovação e dedicação, seguimos firmes no propósito de garantir que todas as crianças tenham acesso a uma
alfabetização de qualidade”, afirmou.
O teste de fluência leitora é feito para alunos do 2º ano com a utilização da plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação. São consideradas leitoras fluentes as crianças que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40
pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.
A Fluência Leitora avalia o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, visando identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. A atividade prática permite verificar a capacidade dos estudantes no entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados a sua etapa escolar, levando em consideração sua habilidade,
fluidez e ritmo de leitura.
O índice observado em São Pedro é próximo da meta de 90% definida pelo Estado para 2026. O registro do município é também superior à média registrada no Estado, de 77%.