Quem nunca recebeu uma série de ligações incômodas, seja de uma empresa de cobrança ou que queira te fazer ofertas de seus produtos? Assim como podem ser úteis e necessárias, as ligações de companhias de telemarketing podem também chegar em momentos inconvenientes. Por isso, o Procon conta com uma ferramenta para fazer o bloqueio dessas ligações, bastando fazer apenas um cadastro no site e seu número fica indisponível para qualquer empresa.
O Procon de Limeira tem uma aba em seu site, o limeira.sp.gov.br/procon, chamada “Bloqueio de Telemarketing”, que redireciona para o cadastro. “Você vai cadastrar o seu celular e parar de receber essas ligações de cobranças tão indesejadas”, explica a coordenadora do Procon de Limeira, Mara Isa Mattos Silveira.
Segundo a coordenadora, a lei abrange tanto as ligações de cobranças quanto as de telemarketing. O cadastro pode ser feito somente pelo titular do CPF e são solicitadas informações e documentos pessoais. Após 30 dias, a pessoa pode denunciar ao Procon caso receba alguma ligação não solicitada. Quando o cliente quiser voltar a receber ligações, basta entrar no mesmo site e pedir o desbloqueio.